Pular para o conteúdo principal

Centro de Educação Ambiental do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha
Divulgação/PBH

125 anos de BH: Centro de educação ambiental tem atividades neste sábado (17)

criado em - atualizado em

O Centro de Educação Ambiental do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (CEA-Propam) abre as portas para a comunidade, na manhã deste sábado (17), com uma agenda repleta de ações gratuitas. A programação faz parte das comemorações dos 125 anos de Belo Horizonte, completos em 12 de dezembro.

 

Serão realizadas atividades recreativas, oficinas, apresentações teatrais, além do lançamento do Mapa Interativo do CEA-Propam. Durante o evento, também estarão disponíveis a Ecoteca e o Espaço de Leitura Infanto-Juvenil. Confira a programação completa:

 

- Conhecendo a Biofábrica de Joaninhas da PBH

- A história da embalagem

- Oficina "Agentes Brincantes da Natureza"
- Oficina de musicalização (para participar, é necessário que cada criança traga uma
garrafa PET de 500ml vazia)
- Esquete teatral com Pampulinda e Zeca Pivara
- Lançamento do Mapa Interativo do CEA Propam

 

Muito além das escolas que já participam das agendas, a manhã de atividades deve envolver todo o entorno do equipamento nas ações de educação ambiental. Para participação nas oficinas, as crianças devem ir com algum calçado fechado, calças compridas e realizar a inscrição no início do evento.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck, a iniciativa vem para, além das celebrações do aniversário da capital, apresentar a agenda e educação ambiental que a PBH desenvolve ao longo do ano. “É muito importante que as crianças estejam inseridas em diálogos sobre cidadania e preservação do meio ambiente. Esta agenda comemorativa vai muito além do aniversário de BH: ela é parte das nossas políticas públicas para a comunidade, proporcionando o acesso às estratégias de Educação Ambiental que são promovidas, de forma ininterrupta pela SMMA”, destaca.

 

CEA Propam

 

O CEA-Propam funciona em um casarão de 1929, construído em uma área verde de 10 mil metros quadrados, na Pampulha. Com 15 funcionários, entre servidores e estagiários, a sede fica na rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20, no Castelo. Além das tradicionais atividades de educação ambiental, o equipamento recebe visitas de alunos de escolas de Belo Horizonte e Contagem.

 

Os estudantes participam de circuitos de percepção ambiental, complementadas por oito atividades externas, na Bacia Hidrográfica da Pampulha. São visitas ao Parque Ursulina de Andrade Mello, Estação de Tratamento de Águas Fluviais Ressaca-Sarandi, Igreja São Francisco de Assis, Sub-Bacia do Córrego Bom Jesus, Mirante Jardim Alvorada, Córrego Gandhi, Museu Casa Kubitschek, Estação de Reciclagem e Entulho.

 

Ecoteca

 

Belo Horizonte tem uma biblioteca especializada em temas ambientais e da história da nossa cidade. A Ecoteca da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um ambiente educativo e integrado, que propicia a interligação entre cultura, educação, cidadania e meio ambiente. A nova sede funciona de segundas às sextas-feiras, de 8h30 às 12h e de 13h às 16h30.

 

Qualquer interessado em pegar material emprestado deve comparecer à Ecoteca apresentando documento de identidade, comprovante de residência, contato telefônico e/ou e-mail. Podem ser retirados até cinco itens físicos, entre livros, CDs e DVDs. Menores de 18 anos devem apresentar, além da documentação, a autorização de um responsável.

 

Outra novidade da Ecoteca é o atendimento virtual. Desde a reativação, está sendo desenvolvido um acervo digital com obras Copyleft, que podem ser compartilhadas por e-mail ou WhatsApp. O atendimento on-line é feito pelo endereço de e-mail ecoteca@pbh.gov.br.

 

Espaço de Leitura Infanto-Juvenil

 

Também instalado no Propam, o Espaço de Leitura infanto-juvenil é um lugar lúdico, aberto à comunidade. Nele, há um acervo de mil obras de literatura. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.