Pular para o conteúdo principal

Agentes femininas da Guarda
Foto: Divulgação PBH

Guardas participarão de curso de prevenção à violência doméstica e sexual

04/03/2020 | 18:20 | atualizado em 06/03/2020 | 17:00


A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) promoverá o Curso de Mediação de Conflitos e Prevenção às Violências Doméstica e Sexual, a partir desta quinta-feira, dia 5. A iniciativa é uma parceria com o “Projeto para Elas, por Elas, por Eles, por Nós”, do Programa de pós-graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, da Escola de Medicina da UFMG.

As aulas serão ministradas sempre às quintas-feiras, da 8h às 12h, na Escola de Medicina, e terão como participantes 30 agentes da Guarda Civil Municipal.  O curso será concluído em julho, somando 40 horas/aula, e irá abordar as múltiplas faces da violência contra a mulher, a partir de dados deste tipo de violência, apresentando bases teóricas explicativas da violência em geral e da violência contra a mulher, com proposições de enfrentamento.

De acordo com a diretora de Prevenção Social ao Crime e à Violência da SMSP, Márcia Alves, o treinamento foi construído para capacitar os agentes da Guarda Municipal que atuam no Grupamento de Patrulha Escolar e para as guardas femininas da Campanha de Combate à Importunação Sexual no Transporte Coletivo, sendo extensivo aos demais envolvidos com a prevenção e combate à violência contra a mulher.

Ela antecipa que serão discutidos temas como as raízes culturais, históricas e sociais da violência contra a mulher; a mediação de conflitos e prevenção à violência; leis como a Maria da Penha, do Feminicídio, entre outras que tratam da questão da violência contra a mulher no Brasil.  “A metodologia a ser adotada será a da exposição dialogada, por meio de rodas de conversa e da problematização prática da teoria. E inclui um seminário sobre mediação de conflitos com profissionais e professores convidados”, conclui.

 


Últimas Notícias

Informativo sobre o Cornavírus em Belo Horizonte Reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana serão de forma virtual

O calendário de reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana será retomado de modo virtual a partir da próxima quinta-feira, dia 28.

25/05/2020 | 19:45
Mão segurando um celular com a tela do novo Portal de Serviços da Prefeitura PBH disponibiliza serviço de Identificação de Condutor Infrator pela internet

O serviço possibilita ao munícipe indicar o motorista que estava conduzindo o seu veículo no momento da infração.

21/05/2020 | 09:59