Pular para o conteúdo principal

Seminário qualifica guardas municipais para atuar em casos envolvendo autistas
Divulgação/PBH

Seminário qualifica guardas municipais para atuar em casos envolvendo autistas

criado em - atualizado em

Qualificar e sensibilizar os guardas municipais para a atuação em ocorrências que envolvam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seja ela autora, vítima ou testemunha do fato. Este é o objetivo do seminário Segurança Pública na Diversidade: Importância  da Conscientização sobre o Autismo, que a Prefeitura de Belo Horizonte realizará nesta quarta-feira (17), a partir das 14h, no Auditório JK, do edifício-sede, no Centro. A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) e o comando da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) destacam que a capacitação faz parte da programação do Mês de Conscientização sobre o Autismo, sendo realizada em parceria com a Diretoria de Política para Pessoas com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC).

O efetivo da Guarda Municipal tem sido qualificado constantemente para que os agentes prestem um atendimento humanizado, com acolhimento e respeito às diferenças e particularidades de cada cidadão, além de cuidar da segurança dos servidores e cidadãos que utilizam os equipamentos municipais. “Queremos oferecer mais que segurança. Por isso temos promovido cursos diversos que priorizam um atendimento respeitoso e que leve em consideração a pluralidade do ser humano”, destaca o secretário de Segurança, Genilson Zeferino.

A parceria com a diretoria de Políticas para Pessoas com Deficiência da SMASAC, leva em consideração o papel que a DPPD exerce na elaboração, proposição e coordenação de diretrizes de políticas públicas da cidade para a promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Cabe à Diretoria assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua plena inclusão social e ao exercício da cidadania.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Júlio César Pereira de Freitas, é fundamental que os agentes de segurança pública estejam cada dia mais preparados para lidar com as mais diversas situações e perfis de cidadãos. “A qualificação para o atendimento a pessoas autistas não beneficia apenas a elas próprias, mas também às suas famílias e à comunidade em geral”, avalia.

O seminário terá como palestrantes a especialista em Direitos das Pessoas com Deficiência com Ênfase em Autismo, Carla Patrícia Rodrigues, que irá falar sobre o tema Impacto das Estereotipias e Rigidez Cognitiva do TEA durante Abordagens e Contenções Policiais. Já o modelo, artista visual, cineasta e escritor Ernane Alves, diagnosticado com autismo, apresentará a palestra Autismo: Todos Nós Temos Direito a Segurança e Acolhimento.