Pular para o conteúdo principal

Centros de Atendimento às Arboviroses já atenderam a mais de 31 mil pessoas
Amira Hissa/ PBH

Centros de Atendimento às Arboviroses já atenderam a mais de 31 mil pessoas

criado em - atualizado em

Os seis Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) abertos pela Prefeitura de Belo Horizonte já atenderam a 31.297 pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. A implementação dessas unidades faz parte do Plano de Enfrentamento às Arboviroses, com ações e disponibilização de serviços de forma gradativa para garantir assistência médica à população. 

Três CAAs estão funcionando todos os dias nas regionais Centro-Sul, das 7h às 22h, e Barreiro e Noroeste/ HOB, durante 24 horas. As outras três unidades estão dentro das estruturas dos hospitais temporários, nas regionais Oeste e Venda Nova, e do hospital de campanha, na região Norte da cidade, diariamente, por 24 horas. Na última epidemia de dengue, em 2019, foram abertas três dessas unidades de atendimento aos pacientes com sintomas da dengue. 

Os CAAs atendem às demandas espontâneas, ou seja, não há necessidade de agendamento ou encaminhamento dos pacientes. São atendidas as pessoas que apresentam sintomas como febre, dores no corpo ou atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Os endereços de todos os locais podem ser verificados no portal da Prefeitura. 

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que a população busque assistência, inicialmente, nesses locais ou em um dos 152 centros de saúde da cidade, que estão distribuídos pelas nove regionais. Essa estratégia é para deixar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) como referência para outros casos de urgência e emergência.