Pular para o conteúdo principal
Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional

A missão da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional tem sido reafirmar a posição de Belo Horizonte como referência da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio da inovação e aprimoramento dos programas e ações, com foco na gestão intersetorial, no diálogo com a sociedade, na cooperação internacional e na formação continuada dos profissionais.
 

Em Belo Horizonte, programas de Segurança Alimentar e Nutricional foram iniciados na Prefeitura em 1993, com a criação da "Secretaria Municipal de Abastecimento". Uma ação inovadora na política pública nacional, ao lado de significativa participação social em um contexto de ampliação da cidadania. Abaixo, a trajetória institucional deste órgão:

 

  • 1993 | Secretaria Municipal de Abastecimento
  • 2001 | Secretaria Municipal de Política de Abastecimento
  • 2005 | Secretaria Municipal Adjunta de Abastecimento
  • 2011 | Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional
  • 2017 | Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional

 

De abastecimento à segurança alimentar e nutricional, a trajetória da secretaria demonstra uma consagração, em consonância  com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), ao qual Belo Horizonte aderiu em 2017, a de uma noção cada vez mais abrangente, envolvendo inúmeras dimensões relacionadas à alimentação:

 

"A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis".
 

ícone de uma alface Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

 


Eventos e campanhas

Conheça as atividades, eventos e campanhas desenvolvidos pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional:

● Outubro | Mês da Alimentação
● Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional
● Circuito de SAN
● Festival Gastronômico

 


Revista Alimenta

 

A Revista Alimenta é resultado da elaboração de um planejamento estratégico participativo, de conhecimentos e capacidades institucionais e individuais e de muitos programas, projetos e ações reconhecidamente importantes, e também muitos desafios impostos à gestão de políticas públicas. A Alimenta propõe um espaço de formação e disseminação da informação, e conta com a participação de experts, de universidades, de servidores/as, de usuários, da sociedade civil em um diálogo permanente sobre as várias temáticas que envolvem a Segurança Alimentar e Nutricional - SAN.

 

Capa Revista Alimenta
Edição 1 - Fevereiro de 2021

 

Participação Social

A sociedade civil é representada por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte (COMUSAN-BH) e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE-BH), que, além de assessorar a construção da política pública de segurança alimentar e nutricional, significam cidadania e a proteção do direito à alimentação adequada.

 

 


Contato

Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional

Av. Afonso Pena, nº 342 - 4º - Centro. Belo Horizonte - MG

susan@pbh.gov.br / 3277-4795

Notícias em Destaque