Pular para o conteúdo principal

Formação de Educadores

criado em - atualizado em

São ciclos formativos planejados com o intuito de promover para o público de professores da rede municipal conhecimentos e práticas significativas em Educação Alimentar e Nutricional, a fim de que se tornem multiplicadores de conhecimento e práticas nos ambientes em que trabalham e convivem. A escola tem papel fundamental na formação de valores e estilos de vida, é portanto um espaço apropriado para a promoção da saúde e de práticas alimentares saudáveis. 
 

Todos os participantes recebem material didático com cartilhas de receitas e dicas de nutrição, além de certificado de participação. O “Guia do Educador: promovendo a educação alimentar e nutricional nas escolas” foi desenvolvido pelas equipes técnicas da SUSAN e da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação - SMED, e do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – FEPDC do Ministério Público do Estado de Minas Gerais - PROCON-MPMG, com o objetivo de oferecer capacitação, incentivo e subsídios aos professores para o fortalecimento e planejamento de ações de Educação Alimentar e Nutricional em seus planos pedagógicos.


GUIA DO EDUCADOR 

 

Clique aqui e acesse o Guia do Educador
O Guia foi estruturado em unidades temáticas que apresentam informações sobre as diferentes dimensões da alimentação e nutrição, conforme a seguir:

 

1 - A Escola como ambiente de promoção da saúde

2 - Influência dos fatores ambientais no hábito alimentar de crianças e adolescentes

3 - Transição nutricional: o que é?

4 - O que é uma alimentação adequada e saudável?

5 - Alimento seguro

6 - Rotulagem dos alimentos

7 - Alimentação, meio ambiente e sustentabilidade

8 - Alimentação e regionalização

9 - Educação alimentar e nutricional e políticas públicas

10 - Referenciais pedagógicos e sugestões práticas de atividades em EAN

 

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES - EAN: UMA ESTRATÉGIA TRANSVERSAL DE ENSINO

O Projeto tem também como proposta capacitar os professores e/ou coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte para se tornarem multiplicadores de EAN na(s) escola(s) em que atuam, de modo que toda a comunidade escolar esteja envolvida no processo de formação e/ou reflexão sobre os hábitos alimentares e de vida de todos os envolvidos. A Formação Educação Alimentar e Nutricional: uma estratégia transversal de ensino, em parceria com a SMED  e UFMG já tem o cronograma 2022 disponível e pode ser acessada nas Trilhas de Aprendizagem dos Profissionais da Educação. 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 


Contato

Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional

Coordenação de Mobilização e Educação Alimentar e Nutricional

Av. Afonso Pena, nº 342, térreo - Centro. Belo Horizonte - MG 

educacaoalimentar@pbh.gov.br  / 3277-4794

 

.

  • Aula
  • Aula
  • Aula