Pular para o conteúdo principal

Poliniza BH

criado em - atualizado em
Meliponário Biofábrica mantém as abelhas tanto para polinização de plantas e árvores
Amira Hissa

As abelhas desempenham um papel fundamental na polinização e na melhoria de mais de 75% das principais culturas agrícolas em todo o mundo. No Brasil, 90% das plantas nativas dependem do trabalho realizado pelas abelhas locais.


Com a missão de contribuir para a preservação das espécies nativas de abelhas sem ferrão, a Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, criou o projeto Poliniza BH. O projeto tem como objetivo promover o aumento da polinização das áreas verdes da cidade por meio de meliponários, jardins de polinização e campanhas de conscientização e educação ambiental.


A preservação das espécies de abelhas brasileiras é crucial para garantir o serviço ecossistêmico de polinização. Por esse motivo a Prefeitura criou, a partir do Projeto Poliniza BH, o Meliponário Biofábrica. Trata-se de um local dedicado à criação de diversas espécies de abelhas sem ferrão para, entre outros fins, promover o manejo sustentável na recuperação de áreas degradadas da cidade. A instalação funciona ao lado da Biofábrica de Joaninhas e Crisopídeos.


Esses insetos, também conhecidos como abelhas nativas ou indígenas, são encontrados principalmente em regiões tropicais e subtropicais (só no Brasil há mais de trezentas espécies). Ao contrário das abelhas europeias ou africanizadas, seu ferrão atrofiado possibilita criá-las até mesmo em grandes cidades.


O Meliponário Biofábrica mantém as abelhas tanto para polinização de plantas e árvores (essencial para a agricultura e a preservação socioambiental) quanto para educação ambiental. No local são oferecidas, por exemplo, oficinas nas quais os participantes aprendem a fazer iscas-pet para atrair enxames de abelhas sem ferrão às suas casas e, dessa forma, possibilitar a polinização de áreas verdes próximas. Além disso, o meliponário é importante para a conservação dessas espécies, muitas das quais enfrentam ameaças devido à perda de habitat e à degradação ambiental.


À medida que as colônias da Biofábrica aumentarem significativamente, elas serão destinadas a outros meliponários da capital. Essa estratégia contribuirá para a melhoria da produção das hortas comunitárias e dos pomares, além de conscientizar a população sobre a necessidade de conhecer e preservar as abelhas sem ferrão. Em breve, outro meliponário será inaugurado na Capital, na sede do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (CEA-PROPAM).

 

Informações:
Meliponário Biofábrica

Parque das Mangabeiras Maurício Campos
Rua Caraça, 900 – Serra

Funcionamento de terça a domingo, das 8h às 17h

Para agendamento de visitas e inscrição nas oficinas de iscas-pet, envie um e-mail para biofabrica@pbh.gov.br.

 

Meliponário Biofábrica