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 A EMEI Cafezal é uma instituição pública municipal, localizada no aglomerado da Serra. Este aglomerado está situado na região centro-sul de Belo Horizonte e se divide em oito vilas. dentre estas, a Vila Nossa Senhora do Rosário, onde está situada a EMEI Cafezal. A escola funciona em um espaço próprio e atende a crianças de 1 a 5 anos de idade em horário integral. Esta particularidade de funcionamento integral justifica-se pelo fato da mesma estar localizada em uma área considerada de risco, atendendo a grande parte de famílias que se encontram em vulnerabilidade.

sobre o entorno

Este espaço  é conhecido como Vila Cafezal porque é remanescente de uma fazenda de café, que tinha como proprietário o Sr. Luciano. Após a sua morte, foi feito o inventário e uma imobiliária colocou à venda alguns lotes que sobraram, uma vez que a fazenda sofreu muitas invasões. O espaço onde a EMEI foi construída era subdividido em cinco lotes, sendo eles: duas residências e uma fábrica de laje pré-moldada, que ocupava os outros três lotes. Para realizar a construção da EMEI Cafezal, as famílias foram desapropriadas.

Início das atividades

As primeiras professoras iniciaram suas atividades em junho de 2014 na Escola Municipal Theomar  de Castro Espindola, escola núcleo, na época, à qual a EMEI era vinculada. Este fato ocorreu porque o prédio onde atualmente funciona a EMEI Cafezal ainda não havia sido entregue pela construtora à PBH. Durante este período, as professoras se revezaram nas duas salas de educação Infantil da escola pólo. 

iniciamos as nossas atividades no prédio próprio em novembro de 2014, com alguns funcionários e professores. As atividades escolares tiveram início  em 02 de fevereiro de 2015 com a primeira reunião de pais e recebemos nossas crianças no dia 03 do mês citado.

Até o ano de 2018, a nossa instituição era conhecida como UMEI Cafezal pois era uma unidade de educação vinculada à uma escola pólo. com a  lei nº11132 de 2018 as UME'Is foram transformadas em escolas municipais de educação infantil, EMEI's, passando assim a ter autonomia administrativa, financeira e pedagógica.