Pular para o conteúdo principal

Grupo dança quadrilha em parque no Morro das Pedras
Foto: Dilvugação/PBH

Moradores do Morro das Pedras realizam atividade ao ar livre

criado em - atualizado em

No dia 10 de junho, os moradores do Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte, encontraram uma alternativa divertida para incentivar a preservação das áreas verdes e o cuidado com os equipamentos de lazer do Aglomerado. Com o apoio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) e outros órgãos públicos municipais, grupos comunitários se juntaram para realizar o evento de conscientização Um Dia no Parque, com diversas atividades lúdicas e culturais como aulão de alongamento, roda de capoeira, plantio de árvores, oficina de Hip Hop, sarau de poesia, quadrilhas, distribuição de livros e brincadeiras, todas oferecidas das 10h às 15h, no Parque Santa Sofia.

 

A coordenadora social do Programa Vila Viva no Morro das Pedras, Wanja Filgueiras, conta que a Prefeitura ofereceu todo o suporte necessário para que a proposta se concretizasse, já que a depredação de parques e áreas verdes é uma das grandes preocupações da Urbel nas comunidades. “Foi muito interessante ver os próprios moradores com essa demanda de querer se apropriar do que é deles, de cuidar mesmo. E a iniciativa partir da comunidade, que organizou a programação do dia e pediu o nosso apoio mostra que no Morro existem grupos que têm uma visão diferenciada e não ficam só esperando uma postura assistencialista do Poder Público”, avaliou.

 

Moradora do aglomerado, Juthay Nogueira faz parte de um desses grupos, o Projeto Romper, e mostrou-se satisfeita com o evento promovido. “Foi uma oportunidade e tanto de unir forças em torno de um objetivo comum que é a preservação ambiental e a apropriação consciente e saudável dos nossos espaços. Não adiantar só ficar reclamando, temos que agir”, disse. Outros moradores participantes também foram avaliados por meio de uma pesquisa qualitativa, na qual a maioria considerou o evento muito importante para a comunidade e solicitou, ainda, que essas atividades acontecessem com mais frequência. E se depender de Juthay, os pedidos serão atendidos. “Foi tão bacana, tão lindo o resultado dessa união... Espero que essa parceria continue sempre”, concluiu empolgada.