Pular para o conteúdo principal

Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Inaugurado em junho de 2014, o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) é um espaço estratégico de tomada de decisões. Vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, o COP-BH reúne 14 instituições públicas e uma da iniciativa privada, em sua Sala de Controle Integrado (SCI), onde os esforços são direcionados para fazer de Belo Horizonte uma cidade capaz de adaptar-se a mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas.

 

Funcionando 24 horas por dia, nos sete dias da semana, o Centro de Operações busca proporcionar serviços públicos cada vez mais eficientes à população ao atuar no cotidiano da cidade, em grandes eventos, catástrofes e crises, fazendo a gestão integrada e inteligente de problemas públicos de segurança, fiscalização, mobilidade, serviços urbanos, defesa civil, emergências em saúde, dentre outros.

 

 

Videomonitoramento inteligente

 

 

Um ponto que merece destaque é o videomonitoramento por câmeras da capital, que atualmente conta as imagens captadas por um total de 4.589 equipamentos. Em dezembro de 2023, o sistema foi potencializado com a instalação de 462 novas câmaras somente no hipercentro. Já em fevereiro de 2024,  outras 357 câmeras novas foram instaladas nas demais regiões da cidade. São equipamentos modernos, com capacidade de detectar movimentos ou situações de risco que demandem atenção especial por parte das forças de segurança.

 

 

A aquisição e instalação dos equipamentos  demandou um investimento de 8 milhões de reais por parte do município, sendo este recurso proveniente do total de 12 milhões de reais que foi destinado para o Monitoramento Inteligente da Cidade no escopo do Programa de Revitalização do Centro.

 

 

Outras 404 novas câmeras irão ser instaladas na última etapa, até julho de 2024, incluindo 146 câmeras de leitura de placas que formarão um Cercamento Eletrônico do trânsito. Essa etapa corresponde aos 4 milhões de reais restantes. Ao final serão 1.223 câmeras novas ao todo, que vem substituir parte dos 4 mil equipamentos existentes na cidade e que até então tinham suas imagens utilizadas pela equipe que atua no videomonitoramento do COP-BH, para o compartilhamento de informações importantes para garantir da fluidez do trânsito e a segurança da capital. 
 

 

 

Com a chegada dos novos equipamentos, a capacidade de monitorar pelas imagens os espaços públicos ganha novo fôlego, potencializando o compartilhamento de informações importantes para redução da desordem urbana (como a coibição da deposição clandestina de resíduos, a fiscalização das posturas municipais, o combate a pichações de monumentos e a demais atos de vandalismos). As imagens captadas permitem ainda detectar ocorrências de incêndios, quedas de árvores e alagamentos. No aspecto da segurança pública da capital, os equipamentos são utilizados no acompanhamos ocorrências de furto de cabos, acidentes de trânsito, assaltos e no caso de violências contra as mulheres.

 

 

Instituições participantes

 

 

O trabalho integrado das instituições realizado no COP-BH possibilita uma tomada de decisão mais rápida e acertada, em situações de crise, permitindo gerenciar múltiplas situações complexas ao mesmo tempo, com uma significativa redução do tempo de resposta. Estão presentes no Centro Integrado de Operações representantes das seguintes instituições:

 

 

Municipais

 

 

  • Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul (CARE-CS)
  • Empresa de Transportes e Trânsito (BHTRANS)
  • Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH)
  • Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS)
  • Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (SUPDEC)
  • Subsecretaria de. Zeladoria Urbana.(SUZURB)
  • Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
  • Superintendência de Limpeza Urbana (SLU)
  • Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP) 

 

 

Estaduais

 

 

  • Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG)
  • Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA)
  • Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG)
  • Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG)
  • Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) com o BPTran e o Centro de Coordenação Operacional da PMMG

 

 

Federal

 

 

  • Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)

 

 

Privada

 

  • Brazilian Traffic Network (BTN).
     

     

Protocolos de atuação integrada

 

 

Para que o modelo de gestão integrada seja viável, o COP-BH elabora, em conjunto com as demais instituições parceiras, Protocolos de Atuação Integrada, que incluem desde a linha de ação conjunta adotada no dia a dia (protocolos gerais), quanto a metodologia de trabalho integrado que passa a vigorar no enfretamento de problemas públicos específicos, como tempestades, acidentes de trânsito com muitas vítimas, manifestações populares com abordagens agressivas e obstrução de vias pelos participantes, por exemplo.

 

 

Os Protocolos de Atuação Integrada definem o papel e a responsabilidade de cada instituição, de acordo com a natureza do evento, estabelecendo critérios para a classificação da criticidade das ocorrências. Ao agir norteadas por uma estratégia pré-definida, as equipes parceiras otimizam o uso dos recursos materiais e humanos, evitando a sobreposição de forças e ganhando agilidade na locação dos recursos necessários para executar ações de contingência de forma ágil e eficiente.