Pular para o conteúdo principal

Árvores na serra do Engenho Nogueira e, ao fundo, vista da cidade.
Foto: Divulgação/PBH

PBH planta mais duas mil árvores na Serra do Engenho Nogueira

criado em - atualizado em
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realizou o plantio de mais de duas mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado na Serra do Engenho Nogueira, na Pampulha. 
 
Os plantios fazem parte do Projeto Montes Verdes, idealizado pela SMMA e voltado à indução da recuperação e revegetação de áreas degradadas em Belo Horizonte. Todos os custos são pagos por meio de compensações ambientais dos licenciamentos aprovados pela SMMA. O projeto alcançou a marca de mais de oito mil plantios desde 2017.
 
Em função das características do local, tais como a altitude, solo pedregoso e alta declividade, foi definido pela equipe técnica do Projeto Montes Verdes um padrão diferenciado de mudas e especificações de plantio, utilizando covas de 60 x 60 x 60cm e mudas de 1,80m de altura. O padrão diferenciado, mais barato que o utilizado na arborização urbana, permite um maior número de plantios e possui dimensões adequadas para as áreas verdes íngremes.
 
As dimensões das covas permitem o acúmulo das águas pluviais ou de irrigação, facilitando a pega mais rápida das mudas. Outra novidade foi o plantio realizado em curvas de nível. De acordo com Wanderson Marinho, um dos idealizadores do projeto, o objetivo é reduzir a ocorrência de processos erosivos. “Todo o plantio vem recebendo irrigação semanal desde o mês de maio, outra inovação introduzida pelo projeto para este tipo específico de plantio em áreas verdes da capital”, contou Marinho.
 
Segundo o diretor de Áreas Verdes, Afonso Fraga, o projeto está trabalhando em outras frentes, agregando inovações e buscando o envolvimento maior de moradores e empresas para a proteção e conservação das áreas de plantio, estando previstas nos próximos meses ações educativas nas áreas vizinhas ao local. “Pretendemos adotar as características de plantio utilizadas na Serra do Engenho Nogueira como um dos padrões para futuros plantios em áreas verdes íngremes públicas em BH, que vão acontecer no período chuvoso”, afirmou.
 

Projeto Montes Verdes

Criado em 2016, o Projeto Montes Verdes é uma ação de indução à recuperação e revegetação de áreas degradadas em Belo Horizonte. Com início na área da Serra do Engenho Nogueira e no Parque Fernando Sabino, na Pampulha, o projeto já plantou mais de oito mil árvores na área. O foco inicial do projeto são as áreas públicas municipais, utilizando, para sua execução, recursos humanos existentes na própria Prefeitura, doações e recursos advindos das compensações do licenciamento ambiental.
 
O projeto da Serra do Engenho Nogueira é um trabalho piloto que vem sendo acompanhado e avaliado por estudo específico na SMMA. O objetivo é chegar a um modelo que permita induzir e revegetar áreas verdes ou de preservação permanente (APPs) entre outras, de modo eficaz, desburocratizado e a baixo custo para, futuramente, replicá-lo a outras áreas da capital.
 

20/07/18. Projetos Montes Verdes. Fotos: Divulgação/PBH