Pular para o conteúdo principal

Centro Pop Miguilim

criado em - atualizado em

Crianças usando camisas verdes jogam futebol de mesa em frente ao prédio do Centro Pop Miguilim

 

O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua - Centro Pop Miguilim - é uma Unidade Socioassistencial do município de Belo Horizonte, especializada no atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência.  A Unidade promove atividades socioeducativas, espaços de guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação, telecentro, apoio para regularização de documentação e endereço institucional para utilização do usuário como referência e encaminhamento para serviços de outras políticas públicas setoriais, ancorados no princípio da integralidade de proteção social que requerem crianças, adolescentes e suas famílias. 

Criado em 1993, o Miguilim  possui uma equipe de referência formada por assistentes sociais e psicólogos que planejam as ações e atividades individuais e coletivas da unidade, de forma continuada. Existe também uma equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) referenciada ao Miguilim que trabalha nas ruas abordando crianças e adolescentes com foco nas situações de trabalho infantil. 

O acesso ao Centro Pop Miguilim pode ser feito de forma espontânea, quando o adolescente busca a unidade por conta própria, por referenciamento da rede de proteção social, por busca ativa ou pela equipe do SEAS.

O serviço é realizado por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e a ADRA.

 


O nome Miguilim

Miguilim, personagem infantil do livro de Guimarães Rosa "Manuelzão e Miguilim", era uma criança míope e não conseguia ver e nem compreender o mundo como era visto pelos adultos, identificando-se mais com o mundo mítico e fantástico do que com o mundo real e prático dos adultos.

Para compreender as coisas que seu olhar não dava, Miguilim recorre à imaginação e à potência das coisas, sempre com uma percepção sensível sobre seu mundo. E sempre, também, nos mostrando a importância e o poder que as palavras têm.

É pelos olhos de Miguilim, mesmo míopes, que conseguimos enxergar beleza onde muitos adultos não conseguem ver. Miguilim tem sua infância contada na obra, com toda a secura, violência e desamparo do sertão, mas que apesar disso, é uma infância alegre e cheia de aprendizado.

É com Miguilim que aprendemos a lidar com a dor, com a perda, com a morte, com a sensação de não pertencer o mundo dos adultos, e logo, de não compreendê-lo.

"Miguilim, Miguilim, vou ensinar o que agorinha eu sei, demais: é que a gente pode ficar sempre alegre, alegre, mesmo com toda coisa ruim que acontece acontecendo. A gente deve de poder ficar então mais alegre, mais alegre, por dentro." (Rosa, 1997, p. 76-77)

Ver a vida com os olhos míopes de Miguilim, juntamente com olhos de infância, não é se acostumar com o embaçamento da visão ou com seu desajustamento em relação ao mundo, pelo contrário, é manter o encantamento e o estranhamento, e, assim, desdobrá-los em detalhes, em poesia, e, com alegria.


 

 

Saiba mais no Portal de Serviços
 
Mostra Art Pop Miguilim

Imagem com fundo azul e branco e dizeres: Mostra Art Pop Miguilim – Exposição Itinerante: “Fotoperformance e Minha comunidade cabe numa maquete”

Foto de maquete de uma favela

Uma produção esperançosa e representativa, em tempos de pandemia de Covid-19, motivada por diversos retoques, olhares e linguagens, que se materializa através do manifesto do direito ao afeto, ao encontro e ao reconhecimento. A exposição busca desobstruir algumas vias da invisibilidade social possibilitando a aproximação do público ao universo eclético, múltiplo e resiliente das crianças e adolescentes inseridos no Centro Pop Miguilim, coprodutores do movimento artístico “olhar para dentro para expressar o mundo de fora”.


Funcionamento Centro POP Miguilim

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Fins de semana e feriado, das 8h às 16h.

Rua Varginha, 210 - Floresta