Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH lança Observatório do Meio Ambiente
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura de BH lança Observatório do Meio Ambiente

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte oficializou a criação do Observatório do Meio Ambiente. A iniciativa, inédita no país, une o poder público e a sociedade, por meio de coletivos socioambientais, para atuarem juntos, de maneira mais articulada e eficiente, na construção de políticas públicas e iniciativas em prol da preservação ambiental em Belo Horizonte. A portaria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

O principal objetivo do Observatório é atuar como espaço de colaboração para a formulação, implementação e avaliação de políticas ambientais e para a construção de diagnósticos e iniciativas para se cuidar do meio ambiente no município. A ideia é fortalecer as pautas ambientais em todas as suas dimensões, possibilitando o equilíbrio ecossistêmico, a qualidade de vida e o atendimento às necessidades ambientais, sociais e econômicas da população.

“É uma iniciativa pioneira no país, no que se refere à união entre o Poder Público e a sociedade, em busca dos melhores caminhos para se implementar políticas públicas e ações importantes para o meio ambiente”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, José Reis.

O Observatório do Meio Ambiente tem caráter multidisciplinar. Além do município e dos coletivos, estão representadas também entidades que tenham atuação em áreas ligadas à sustentabilidade e instituições de ensino e pesquisa.