Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH inicia acolhimento em unidades de residências inclusivas
Foto: PBH/ Divulgação

Prefeitura de BH inicia acolhimento em unidades de residências inclusivas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte criou três Residências Inclusivas para acolher pessoas com deficiência. Localizadas nos bairros Prado e Céu Azul, cada unidade possui 10 vagas e conta com estrutura toda adaptada para receber e acolher os moradores, além de uma equipe multidisciplinar formada com psicólogo, assistentes sociais, cuidadores e profissionais da saúde visando um atendimento qualificado e humano.

 

A criação das residências faz parte do processo, que já está em curso, de qualificação da rede de acolhimento de pessoas em situação de rua em Belo Horizonte, previsto no plano de ações anunciado em março deste ano. Foram investidos até o momento cerca de R$ 1,7 milhão.

 

As três novas unidades integram a rede de proteção social à população em situação de rua já existente no município, que conta com 20 unidades de acolhimento institucional, além dos três Centros Pop e o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM).

 

Rede de acolhimento

 

As Residências Inclusivas são unidades que têm por finalidade proporcionar as condições necessárias para a construção progressiva da autonomia e do protagonismo dos residentes, no desenvolvimento das atividades da vida diária. Também incentiva o fortalecimento dos vínculos familiares e com a comunidade, a fim de proporcionar retorno ao convívio familiar.

 

Podem ser acolhidas pessoas com deficiência, maiores de 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), e cujas famílias não possuem condições de autossustentabilidade, ou que estejam em processo de desinstitucionalização de instituições de longa permanência. Entre os públicos prioritários para o acolhimento estão pessoas em situação de rua. O acesso às vagas disponíveis nas unidades é feito por meio de encaminhamento das equipes socioassistenciais que identificam a demanda, fazem uma avaliação técnica de cada usuário e direcionam para a residência com o melhor perfil.

 

Trata-se de um público com diferentes tipos de deficiência e que necessita de atendimento especializado. O serviço de acolhimento em residências inclusivas busca a oferta de residências com estruturas físicas adequadas, além de contar com equipes especializadas que prestem um atendimento de qualidade, considerando os cuidados e atenção às necessidades de cada morador.