Pular para o conteúdo principal

Prefeitura abre inscrições para programação das oficinas do Agosto Negro
Foto: Zaira Magalhães

Prefeitura abre inscrições para programação das oficinas do Agosto Negro

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu as inscrições para o Agosto Negro, série de atividades com foco na promoção da saúde integral da população negra. A programação inicia nesta quarta-feira (30), às 13h, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Avenida Afonso Pena, 342 – Centro), com uma roda de conversa que vai refletir sobre a questão racial no Brasil e as múltiplas implicações na garantia do direito fundamental à saúde. As inscrições para as atividades já podem ser feitas por meio de um formulário disponível no Portal da PBH. 

Além da oficina de abertura, a programação abordará temas como "Combate à Intolerância Religiosa" e "Povos e Comunidades Tradicionais". Participam dos debates e reflexões profissionais da saúde, historiadores representantes de comunidades e povos de tradição. 

Makota Kisamdembu, diretora de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, aponta a importância de criar oportunidades para se desenvolver discussões sobre a promoção da saúde e de igualdade racial também no âmbito público e governamental. “A saúde é um direito fundamental. Fomentar espaços de discussão permite avaliar políticas, identificar e desenvolver estratégias que garantam acesso aos serviços,” destaca. 

O evento inicia com a realização de oficina presencial e segue com a promoção de rodas de conversa no formato remoto, a fim de abranger servidores da Prefeitura de Belo Horizonte, conselheiros de direitos e o público em geral. 

Mais informações sobre a Política Reparação e Promoção da Igualdade Racial do município estão disponíveis na página da Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial (DPIR)