Pular para o conteúdo principal

PBH planta minifloresta no Bairro Granja de Freitas, neste sábado (27)
Foto: Divulgação/PBH

PBH planta minifloresta no Bairro Granja de Freitas, neste sábado (27)

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou, neste sábado (27), a formação de uma minifloresta no Bairro Granja de Freitas, região Leste da capital, com o plantio de 144 mudas de árvores em uma área pública degradada e que necessitava de um reforço de arborização. O plantio das mudas aconteceu no Beco Antônio Evangelista, na esquina com a Rua Diniz Dias e a Avenida Santa Tereza. 

Com participação de moradores da comunidade local e de estudantes da Escola Municipal George Ricardo Salum, do Taquaril, foram plantadas mudas de aroeira-salsa, aroeira-mansa, ipê-tabaco, ipê-roxo, ipê-branco, pau-brasil, pau-ferro, tamboril, pitanga, araçá, mirindiba, angico, paineira, cedro, urucum, tamboril, sombreiro, canela, sibipiruna de 1,5m.

Segundo o secretário interino de Meio Ambiente e presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gelson Leite, a ação deste sábado faz parte do projeto da Prefeitura de Belo Horizonte de revitalizar e arborizar cada vez mais a capital mineira. “A meta do prefeito Fuad Noman é plantar 30 mil árvores neste ano. E a ação de hoje foi mais um importante passo rumo a esse objetivo”, comentou o secretário.

A participação dos estudantes da escola George Ricardo Salum foi vista como muito positiva por parte do secretário Gelson. “Estivemos com a comunidade e tivemos a participação desses estudantes atuando junto com a população da região. Por isso, esse evento também foi uma ação de educação ambiental. Afinal de contas, a manutenção e o cuidado com essa área também dependem dos cidadãos e cidadãs que moram no entorno”, ressaltou o secretário.

O fato do plantio foi feito no início da estação seca, mas a Prefeitura garante que fará o acompanhamento do crescimento das mudas. “Nós estaremos presentes durante esses meses sem chuva, fazendo a manutenção, a irrigação e o manejo, para garantir que as mudas plantadas possam se desenvolver com qualidade”, explicou Gelson Leite.