Pular para o conteúdo principal

PBH entrega primeira certificação com o Selo BH Sustentável
Divulgação/PBH

PBH entrega primeira certificação com o Selo BH Sustentável

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte entregou nesta segunda-feira (16) o primeiro Selo BH Sustentável. A certificação, concedida ao Sistema Ocemg (Organização das Cooperativas de Minas Gerais), é conferida às empresas e organizações que se destacam por boas práticas de sustentabilidade, adotando medidas para a redução do consumo de água, energia, emissões diretas de gases de efeito estufa e reciclagem de resíduos sólidos. O Sistema Ocemg conquistou o Selo Bronze.

Representando o prefeito Fuad Noman, o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Reis, entregou o Certificado e o Troféu BH Sustentável ao presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e ao superintendente da Casa do Cooperativismo Mineiro, Alexandre Gatti, durante o Congresso Internacional World Coop Management (WCM 2023), que está sendo realizado em Belo Horizonte.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, a certificação é uma iniciativa importante da Prefeitura de Belo Horizonte. “É um selo que está disponível há um tempo para a sociedade, mas ninguém havia chegado à etapa final. O Sistema Ocemg foi o primeiro”, disse José Reis.

O Selo

O Selo BH Sustentável tem o objetivo de propor a consciência para a implantação e manutenção sustentável dos negócios, adaptando-se a um estilo de vida mais saudável para as próximas gerações.

Os critérios de pontuação abrangem cinco tópicos: permeabilidade e vegetação; energia; água; mobilidade; e resíduos.

O Selo Bronze é oferecido àqueles empreendimentos que atingiram um mínimo de 100 pontos e implantaram medidas de sustentabilidade em, pelo menos, três dimensões. O Selo Prata, também para os que aplicaram três dimensões, é concedido aos que conseguiram 125 pontos. Já o Selo Ouro, oferecido por meio de uma pontuação mínima de 150, contempla empreendimentos que implantaram quatro medidas de sustentabilidade, e o Selo Diamante é destinado aos que atingiram 175 pontos ou mais, e que implantaram medidas sustentáveis em todas as cinco dimensões.