Pular para o conteúdo principal

PBH abre nova turma para aulas de Biodança em formato online
Foto: PBH/ Divulgação

PBH abre nova turma para aulas de Biodança em formato online

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está com vagas abertas para mais uma turma on-line para iniciantes na Biodança. A atividade, antes realizada apenas no Centro de Vivências Agroecológicas Serra Verde, será ministrada em formato virtual e aberta ao público de todas as regionais do município. As práticas acontecerão todas as terças-feiras, às 21h, na modalidade videoconferência.

 

As inscrições podem ser feitas presencialmente no Centro de Vivências Agroecológicas Serra Verde (Rua Sebastião Gomes Pereira, 140, bairro Serra Verde) ou pelo Whatsapp (31) 98279-6434. Já na modalidade presencial, as atividades acontecem no equipamento, duas quartas-feiras ao mês. Na agenda de maio, elas serão realizadas nos dias 10 e 24. Os interessados nesse formato também devem fazer contato por whatsapp para reservar a vaga.

 

A Biodança, também conhecida como Psicodança, é uma prática integrativa que tem como objetivo promover a sensação de bem-estar através da realização de movimentos de dança baseado em vivências. Ela utiliza-se de recursos como a música e os movimentos para gerar prazer e alívio de sintomas como o estresse e a ansiedade.

 

A atividade integra os conceitos de biologia, psicologia e antropologia, promovendo o relaxamento, o autoconhecimento e a criatividade. Ela tem sido utilizada no complemento para tratamento de algumas doenças, como deficiência motora, anorexia, Parkinson e Alzheimer.

 

"Comecei o processo terapêutico da Biodança sem imaginar como era e, logo na primeira aula, eu me rendi aos movimentos. Nunca havia pensado no quanto cada parte de meu corpo é importante, mesmo trabalhando com terapias holísticas. Compreender essa conexão entre corpo, mente e espírito em mim mesma foi divino", conta Lucinéia de Assis, que pratica as atividades há cerca de 6 meses. 

 

Dentro das práticas de Educação Ambiental, ajuda a promover uma importante interação entre o homem e o seu espaço, como conta a agente ambiental e professora de Biodança, Sônia Moura. “A Biodança pode ser utilizada como um importante instrumento para a educação ambiental. Ela é parte do princípio biocêntrico, que coloca a vida como centro de tudo, ajudando a promover uma relação harmônica entre o corpo e o ambiente em que ele vive. Por meio desta prática reintegradora, são abordados os valores do autocuidado, do cuidado com as interações e com o meio ambiente, valorizando a vida em todas as suas esferas", destaca.