Pular para o conteúdo principal

PBH abre espaço para o lazer na região da Savassi

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou, no domingo, dia 19, o projeto “A Savassi é da Gente”. Os momentos de chuva fina não impediram as pessoas de usufruírem do espaço aberto ao lazer e à cultura. Por volta das 9h, já era possível observar ciclistas e corredores circulando pelas avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, que tiveram trechos interditados à circulação de automóveis, das 6h às 15h. O projeto ocorrerá sempre aos domingos.

 

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Bebeto de Freitas, destacou que a Prefeitura permanecerá atenta aos ajustes necessários no decorrer do projeto e estará sempre aberta ao diálogo com os moradores e comerciantes locais. “Essa iniciativa proporciona, aos habitantes de BH e aos turistas, uma área livre no coração da Savassi. Queremos, com isso, impulsionar a vocação da Savassi como local de lazer, comércio e cultura. Se, por um lado, o espaço ficará temporariamente fechado aos automóveis, por outro lado, ele estará aberto às pessoas, aos esportes, às artes, ou seja, um espaço de livre convivência urbana. E entendemos que esse movimento poderá estimular positivamente o comércio local”, ressaltou o secretário.

 

Reconhecimento positivo

Neste primeiro domingo do “A Savassi é da Gente”, crianças divertiram-se na cama-elástica e em outras atividades disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Além disso, a Smel ofereceu avaliação física e oficinas de pugilismo e muay thai para jovens e adultos. A Banda de Música da Guarda Municipal apresentou-se bem no centro do cruzamento das avenidas, reunindo o público em cadeiras de praia, disponibilizadas pela Fundação Municipal de Cultura (FMC).

 

O empresário Antônio Elias Moysés levou suas duas filhas para andar de bicicleta no local. “Sou morador da Savassi há cinco anos e aprovo a iniciativa. Pretendo trazer minhas filhas aqui, aos domingos, para fazerem atividades ao ar livre”, disse.

 

Nélson Galizzi, presidente da Associação de Moradores e Amigos da Savassi (Amas), mostrou-se animado com a iniciativa da PBH. “Foi com uma satisfação muito grande que nós recebemos a informação de que a Prefeitura irá propiciar esse espaço na Savassi, para as pessoas. A cidade é das pessoas e por meio da convivência nesses espaços é que podemos fazer de BH e da Savassi um lugar mais feliz e com mais desenvolvimento econômico.”

 

A consultora de moda e lojista da Savassi, Natalie Oliffson também ficou satisfeita com o projeto. “A gente fica muito feliz com essa ação, pois é um incentivo à ocupação do bairro de forma diferente e saudável; além de ser um incentivo à abertura do comércio. Dá alegria ver a Prefeitura reconhecendo a importância da Savassi.” Ambos, Nélson e Natalie, participam do movimento Savassi Criativa que visa à criação de um ambiente fértil para o desenvolvimento humano e econômico da região, por meio de práticas da chamada economia criativa. 


Transversalidade

A realização do “A Savassi é da Gente resultou de ações coordenadas entre diversos órgãos do executivo municipal, sendo uma demonstração do trabalho transversal da PBH, envolvendo a Secretaria de Esporte e Lazer, Fundação Municipal de Cultura, Belotur, BHTrans, Guarda Municipal, SLU e Secretaria Municipal de Fiscalização.

 

As alterações no trânsito da Savassi aos domingos estarão sempre disponíveis no site da BHTrans: http://www.bhtrans.pbh.gov.br

 

Assista à cobertura da PBH TV, sobre o projeto “A Savassi é da Gente”: https://www.youtube.com/watch?v=tGMXnIB9i7E&feature=youtu.be