Pular para o conteúdo principal

Hospital Veterinário já atendeu mais de 7.380 cães e gatos neste ano
Amira Hissa/PBH

Hospital Veterinário já atendeu mais de 7.380 cães e gatos neste ano

criado em - atualizado em

Somente em 2023, de janeiro a novembro, o Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte (CPVBH) já atendeu, gratuitamente, 7.382 cães e gatos. Além disso, foram realizadas 1.239 cirurgias, sempre sem custos para os tutores. Uma novidade deste ano foi a introdução do tratamento exclusivo de esporotricose, com um atendimento específico para gatos sendo realizado aos sábados.

Desde que foi aberto, em julho de 2022, até novembro deste ano, o Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte já realizou 11.228 atendimentos gratuitos a cães e gatos de tutores de baixa renda da capital. Foram 6.214 consultas, 3.231 retornos e 1.783 emergências, além de 1.404 cirurgias. Foram atendidos um total de 8.509 cães e 2.859 gatos.

Somente neste ano, de janeiro a novembro, já foram 7.382 atendimentos (4.177 consultas, 1.988 retornos e 1.217 emergências) e 1.239 cirurgias realizadas, sempre em cães e gatos. Além disso, neste ano o Complexo iniciou atendimento especializado a pacientes (cães e gatos) com esporotricose, doença infecciosa grave.

O público-alvo do Complexo Veterinário são os animais cujos tutores sejam de baixa renda ou vulneráveis. Para isso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). O cidadão encontra outras instruções e tira dúvidas neste link aqui.

O atendimento é sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O Complexo Público Veterinário tem capacidade para realizar até 30 atendimentos por dia, entre consultas, retornos e emergências. Diariamente, são distribuídas 30 senhas a partir das 8 horas.

Aos sábados, há atendimento exclusivo somente de gatos com esporotricose. Os tutores recebem um kit para o tratamento do felino. Esse atendimento é feito apenas sob agendamento e com encaminhamento feito por um médico veterinário.

O secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, José Reis, elogia o trabalho desempenhado pela equipe do Complexo. “Mesmo com uma infraestrutura limitada, que só lhes permite atender 30 animais por dia, esses profissionais se dedicam a essa missão com muita garra e competência, entregando um serviço de excelência para toda a população da capital”.

Para a subsecretária de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Maria Clara Rêgo, é um orgulho para a cidade ter um complexo veterinário disponível para atendimento a todos os cidadãos de BH, especialmente os de baixa renda. “Muitas famílias sacrificam o dinheiro que têm para cuidar de seus animais, e é um alento saber que a Prefeitura disponibiliza esse serviço para os filhos de quatro patas da família”, comentou.

O Complexo Público Veterinário é composto pelo Centro Médico Veterinário Odete Ferreira Martins, pelo Instituto Médico Veterinário Legal de Belo Horizonte – o primeiro no Brasil – e pelo Grupo de Resgate Animal. Conta com equipamentos hospitalares e ambulatoriais avançados e uma ambulância veterinária, utilizada para a transferência de animais e atendimento em instituições parceiras. Cães e gatos que apresentam quadros mais graves e necessitam de tratamento específico podem ser atendidos, sem custo, em outras instituições, como no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH).

O CPV agora está com novo telefone de contato: (31) 98778-2003.

Recesso de fim de ano

O Complexo Público Veterinário definiu os horários de funcionamento durante o período das festas de fim de ano. O atendimento será suspenso a partir da próxima sexta-feira, dia 22, até o dia 25 de dezembro, retomando no dia 26. Para a virada do ano, o Complexo não funcionará a partir do dia 29 de dezembro, só reabrindo no dia 2 de janeiro.

O atendimento será normal até nesta quinta-feira (21) e na próxima semana, de 26 a 28 de dezembro: diariamente, das 8 às 17 horas.

Lembrando que o CPV tem capacidade para realizar até 30 atendimentos por dia, entre consultas, retornos e emergências. As senhas são distribuídas a partir das 8 horas.

Os atendimentos exclusivos para tratamento de felinos com esporotricose, que seriam realizados nos sábados dias 23 e 30 de dezembro (quando o Complexo estará fechado), foram transferidos, excepcionalmente, para os dias 21 e 28 de dezembro. Os atendimentos de sábado serão retomados no dia 6 de janeiro, sempre sob agendamento e com encaminhamento de um veterinário.