Pular para o conteúdo principal

Escola Municipal de BH inaugura usina fotovoltaica e se torna autossustentável
PBH/Divulgação

Escola Municipal de BH inaugura usina fotovoltaica e se torna autossustentável

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Programa COMPasso da Escola de Arquitetura da UFMG, a ONU Habitat e o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, inaugurou nesse sábado (6) a usina fotovoltaica da Escola Municipal Herbert José de Souza, no bairro Novo Aarão Reis, Norte de BH.

 

A usina já foi incorporada ao sistema elétrico da Cemig e possibilitará a autossuficiência em energia elétrica de toda unidade escolar. O projeto elaborado para a escola foi desenvolvido em duas etapas: um sistema inicial, de 17kW, e uma expansão de 50kW onde o sistema gerará créditos excedentes que poderão ser descontados das faturas de energia elétrica da PBH que estejam cadastradas no mesmo CNPJ e na mesma área de concessão.

 

A inauguração da usina contou com a participação do secretário municipal de Educação, Charles Martins Diniz, e do secretário municipal de Meio Ambiente, José Reis Nogueira de Barros. Com apoio da Faculdade de Arquitetura da UFMG foi realizado um workshop para discutir com a comunidade escolar as possibilidades do aproveitamento pedagógico dessa conquista.

 

"Esse é um projeto muito interessante que a Secretaria Municipal de Educação apoia e busca novas formas de ampliação. A usina da Escola Municipal Herbert José de Souza é um projeto-piloto, mas o objetivo é zerar o passivo energético de toda a Secretaria Municipal de Educação até 2024" afirma o secretário Charles Diniz.

 

Aprovação do projeto

 

Em agosto de 2019, foi realizado um evento promovido pelo ICLEI na Semana do Clima da América do Sul e do Caribe, em que Belo Horizonte e mais sete cidades brasileiras apresentaram propostas para implantação de projeto de eficientização energética e utilização de energia fotovoltaica para receber financiamento do tipo capital semente e serviços de consultoria.

 

A proposta de Belo Horizonte (elaborada em conjunto com o Programa COMPasso da Escola de Arquitetura da UFMG) se refere a um estudo desenvolvido pela PBH e pelo Banco Mundial contratado à empresa Accenture, em 2016. A proposta tratou sobre eficiência energética, a partir da implantação de um sistema fotovoltaico na Escola Municipal Herbert José de Souza, como um piloto para implementação do Projeto Escolas Solares na cidade.

 

A Escola Herbert José de Souza fica na região Norte da capital (considerada a mais vulnerável em seu conjunto de territórios). A unidade atende a uma grande população e possui tradição de engajamento de funcionários, além de um programa de educação ambiental reconhecido pela Secretaria Municipal de Educação pela excelência.