Pular para o conteúdo principal

 Centro de Referência em Segurança Alimentar recebe capacitação para cantineiras
Débora Oliveira/PBH

Centro de Referência em Segurança Alimentar recebe capacitação para cantineiras

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte está comprometida em elevar a qualidade da alimentação nas escolas da rede pública municipal. Nesta terça-feira (17), a partir das 13h, será realizada no Centro de Referência em Segurança Alimentar (CRESAN) uma capacitação para 24 cantineiras de oito unidades de ensino municipais e parceiras. A formação é uma iniciativa do Festival Fartura, realizada em parceria com a PBH.

Os participantes terão à disposição uma “cozinha escola”, criando um ambiente propício para a realização de aulas interativas e teóricas. Após as palestras, chefs mineiros e as cantineiras se unirão para criar um prato especial. Além das sessões práticas de culinária, cada etapa do evento incluirá palestras que abordarão a relevância da gastronomia e da cultura alimentar, além de apresentações artísticas para tornar a experiência ainda mais enriquecedora. A ação faz parte da programação de formação contínua dos manipuladores de alimentos, que acontece ao longo do ano letivo.

A capacitação será dividida em três módulos, cada um ministrado por um chef. No Módulo 1, a chef Carol Fadel apresentará uma palestra sobre "Lanches Criativos e Saudáveis", explorando o desafio de utilizar ingredientes menos industrializados, promovendo alternativas de lanches mais saudáveis e valorizando ingredientes brasileiros. O módulo 2, liderado pela chef Maria Clara Magalhães, se concentrará no aperfeiçoamento das técnicas de preparo de bolos, com o intuito de proporcionar às cantineiras a oportunidade de gerar renda extra, explorar a criatividade e aprimorar as habilidades culinárias. O terceiro módulo, ministrado por Sinval Espírito Santo, abordará o uso integral dos alimentos em preparações de prato único, destacando a importância de minimizar o desperdício de alimentos e maximizar o aproveitamento dos ingredientes.

Ao término do evento, uma oficina de “Cozinha ao Vivo" reunirá todos os participantes e convidados do Conselho de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação e da equipe de nutrição e supervisão alimentar, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, além da realização de um show com a cantora Manu Dias.

Alimentação Escolar

Nas escolas, as refeições são preparadas conforme os cardápios e as orientações de boas práticas de manipulação de alimentos. Uma equipe de supervisores de alimentação da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional orienta e monitora a execução da alimentação escolar diretamente nas unidades, além de contribuir com a formação dos manipuladores de alimentos.

Os cardápios são planejados cuidadosamente por nutricionistas da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, que consideram as necessidades nutricionais de acordo com as diferentes faixas etárias e com o período de permanência dos estudantes nas unidades. Esse planejamento é pautado pelos princípios da variedade, do equilíbrio qualitativo e quantitativo, do prazer ao se alimentar e também baseados em práticas produtivas adequadas e sustentáveis. Nos casos de estudantes com necessidades alimentares especiais (como doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares, dentre outras), os cardápios são adaptados diretamente nas unidades escolares, conforme o diagnóstico, sob orientação do supervisor de alimentação.

O Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE) representa a garantia de que todos os estudantes matriculados na rede própria e na rede parceira de Belo Horizonte tenham o acesso a refeições com qualidade, em quantidade suficiente, planejadas e preparadas com base em práticas alimentares saudáveis. Atualmente são ofertadas, diariamente, cerca de 430 mil refeições com acesso universal de todos os estudantes matriculados. Nesse sentido, a alimentação escolar é um eixo primordial e estratégico da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, fundamental para que os estudantes possam desenvolver plenamente o seu potencial, configurando-se uma ação de grande alcance social e importância central nas políticas públicas.

Para mais informações sobre o Programa Municipal de Alimentação Escolar acesse o Portal da PBH.