Pular para o conteúdo principal

BH é uma das quatro cidades brasileiras selecionadas para programa sobre o clima
Foto: Qu4rto Stúdio

BH é uma das quatro cidades brasileiras selecionadas para programa sobre o clima

criado em - atualizado em

Belo Horizonte é uma das quatro cidades brasileiras a participar do primeiro ciclo de treinamento do programa “Cidades Emblemáticas”, promovido pelo Pacto Global de Prefeitos - uma aliança de cidades e governos locais comprometidos com a mudança climática e redução da emissão de combustíveis fósseis.

 

Com financiamento da União Europeia, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM Américas) selecionou 15 cidades na América Latina para realizarem, ao longo de um ano, uma série de treinamentos e mentorias para o avanço da elaboração, financiamento e desenvolvimento de projetos locais em prol da resiliência climática. Do Brasil, apenas Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Serra Talhada compõem o ciclo de capacitação.

 

As cidades selecionadas para o projeto apresentaram histórico avançado na matéria nas governanças locais. A capital mineira conta com arcabouço técnico completo, que atribui a ela um papel de protagonismo, pioneirismo e destaque em muitos aspectos da gestão climática, como destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Zé Reis. “Por meio de todo o estudo que foi desenvolvido até aqui, Belo Horizonte conta atualmente com importantes ferramentas para construir uma política climática eficiente e combatente a esse transtorno mundial que é o Aquecimento Global. Nossa política nesse viés nos projeta para importantes painéis e debates dentro e fora do Brasil, nos capacita para projetos como o Cidades Emblemáticas e nos premia – a exemplo do Inovacidade 2023, que vencemos nesse mês de maio através deste eixo”, afirma.

 

Ao longo dos anos, o município desenvolveu importantes instrumentos, como a Política Municipal de Mitigação dos Efeitos da Mudança Climática; o Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE); os inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE; o Plano de Redução de Gases de Efeito Estufa – PREGEE; o Plano Local de Ação Climática - PLAC, além de um estudo sobre a vulnerabilidade climática da cidade que localiza em mapa os maiores riscos da cidade associados ao aumento da temperatura global e conta com toda a base diagnóstica do consumo de energia e recursos hídricos da cidade.

 

Além disso, BH é um dos Laboratórios de vida urbana do programa Habitating Liv Lab - que busca difundir medidas a favor da mobilidade com baixo carbono, energia limpa e serviços de gestão de resíduos sólidos promovido pela ONU Habitat -; signatária da campanha global Race to Zero, assumindo a meta de neutralização do carbono até 2050 e uma das oito cidades convidadas a contribuir com o desenvolvimento de um resumo para Formuladores de Políticas Urbanas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), bem como o refinamento das conclusões do Sexto Relatório de Avaliação das mudanças climáticas no planeta, desenvolvido pela ONU.