Pular para o conteúdo principal

Atividades ambientais movimentam o Parque Ursulina de Andrade Mello
Divulgação/PBH

Atividades ambientais movimentam o Parque Ursulina de Andrade Mello

criado em - atualizado em

O Parque Ursulina de Andrade Melo, no Bairro Castelo, recebe neste sábado (21) programação especial em comemoração ao aniversário dos Guardiões do Parque, grupo de moradores e admiradores do parque que apoiam iniciativas da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), além de promover ações e mobilizar parceiros para a conservação do espaço. As atividades são gratuitas e para toda a família e têm início às 8h.

As temáticas ambientais serão abordadas em trilhas guiadas, exposições e oficinas. A exposição “O que os animais comem?”, oferecida pela FPMZB, irá apresentar alguns animais presentes nos parques municipais da cidade e a alimentação natural que eles encontram nesses locais. Agentes de educação ambiental irão explicar as razões pelas quais não devemos alimentar os animais silvestres e as consequências desse ato, entendido equivocadamente como inofensivo por muitas pessoas. Os visitantes poderão conhecer, ainda, um pouco mais sobre os mamíferos nativos da área, em uma atividade oferecida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além das principais causas e os impactos ambientais dos incêndios em parques, na “Oficina do Fogo” realizada pela FPMZB  com o apoio da ONG Brigada 1 e da Estação Ecológica da UFMG.

Haverá, ainda, bate-papo sobre as campanhas socioambientais desenvolvidas pelo grupo Guardiões do Parque, dentre elas, a coleta de lacres, esponjas usadas e tampinhas plásticas. Para participação nas trilhas e oficinas é necessária inscrição prévia (informações pelo instagram @guardioesdoparque).

O Parque também receberá um plantio de 50 árvores de espécies nativas como copaíba, pata de vaca, jacarandá, aroeira, ingá e ipê, todas provenientes do viveiro do Jardim Botânico. Durante a semana, a equipe do parque realizou a limpeza e capina da área, além da preparação do solo (escarificação) e abertura dos berços que receberão as mudas.

O evento é uma iniciativa do Grupo Guardiões, com apoio da FPMZB, e as atividades estão sendo oferecidas por diversos parceiros: FPMZB, Guardiões do Parque, ONG Brigada 1 e  Estação Ecológica da UFMG.

Sobre os Guardiões do Parque Ursulina de Andrade Mello

Os Guardiões do Parque são moradores do entorno que, após um incêndio no parque, uniram-se em um grupo que desenvolve atividades para ocupação do espaço de forma sustentável, além de realizar campanhas educativas e socioambientais.

Conheça um pouco mais sobre o Parque

Uma das maiores áreas de vegetação remanescente da Floresta Tropical de Belo Horizonte, o Parque Ursulina de Andrade Mello foi implantado em 1996. Apresenta predominância de Mata Nativa semidecidual estacional, sendo a cobertura contínua, com ocupação de mais de 80% da área. Destacam-se as seguintes espécies: jequitibá branco, sucupira, braúnas d’óleo, óleo vermelho, jacaré, açoita cavalo, ipê amarelo, maminha de porco, fícus, bico de pato, quaresmeira, embaúba, sangra d’água, epífitos, bromeliáceas, cactáceas e pteridófitas são frequentes junto aos cipós.

Na fauna observam-se anfíbios, répteis, aves e mamíferos, além de animais peçonhentos. Alguns exemplares são: jacus, inhambus, garça branca, urubus, topitis, mico estrela, gambás. Há também espécies introduzidas, como marreco, cágado e coelho. Com seis nascentes e um lago artificial, seu manancial contribui com água de qualidade para o bem-estar da Lagoa da Pampulha. Como opções de lazer, o local oferece brinquedos, equipamentos de ginástica e recantos para contemplação com mesas e bancos.

O Parque Ursulina de Andrade Mello (Rua Dr. Sylvio Menicucci, 640 - Castelo) funciona diariamente, das 7h às 18h.