Pular para o conteúdo principal

Ambiente em Foco Virtual tem palestra sobre geoprocessamento nesta terça-feira
Divulgação/PBH

Ambiente em Foco Virtual tem palestra sobre geoprocessamento nesta terça-feira

criado em - atualizado em

O uso do geoprocessamento na administração pública tem se intensificado nos últimos anos. Na capital não é diferente. Para entender melhor como as tecnologias de georreferenciamento contribuem para a transformação digital que vem ocorrendo na Prefeitura de Belo Horizonte, e como elas podem auxiliar tanto o gestor público quanto o cidadão, o projeto Ambiente em Foco Virtual, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, traz a geógrafa e especialista em Geoprocessamento Lidiane Nery de Rezende para fazer uma palestra on-line nesta terça-feira (21), às 14h30. As inscrições devem ser feitas on-line.

A palestra “Transformação Digital dos Dados Geoespaciais na PBH: a IDE-BHGEO, uma Inovação ao seu alcance" aborda a transformação digital que vem ocorrendo na própria Prefeitura de Belo Horizonte, especialmente na área de geoprocessamento e geotecnologia.

O uso de dados georreferenciados na administração de uma cidade como Belo Horizonte é muito abrangente e intenso. Esses dados são utilizados, por exemplo, na concepção, estruturação e monitoramento da ocupação do espaço urbano e dos serviços públicos, assim como em diversos sistemas da administração pública municipal.

No uso urbano, o georreferenciamento se destaca também pela aplicação em estudos urbanos, pesquisas no meio acadêmico e na concepção de projetos de edificação e estrutura, sendo essencial na tomada de decisões e na elaboração de políticas públicas.

A base digital da PBH é disponibilizada para o cidadão e também para estudos e projetos desde a década de 1990. Antes disso, os dados eram divulgados apenas de forma presencial, por meio de uma cópia analógica entregue ao solicitante.

Como forma de organizar, disseminar e otimizar o uso de dados georreferenciados na PBH, foi planejada a estruturação da Infraestrutura de Dados Espaciais da Prefeitura de Belo Horizonte – IDE-BHGEO, a fim de disponibilizar, de forma rápida, segura e atualizada, os dados geoespaciais para a própria administração pública municipal e também para todos os munícipes pela internet, de forma gratuita e de fácil acesso.

O Portal BHGEO pode ser acessado por qualquer munícipe no endereço.

A palestrante

Lidiane Nery de Rezende é graduada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, pela qual também possui o título de Especialista em Geoprocessamento. A geógrafa atua na área de geoprocessamento desde 2004, com experiências tanto na iniciativa privada, como analista e instrutora de treinamentos, quanto no setor público, na gestão em geoprocessamento da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Trabalhou no desenvolvimento dos Planos Diretores de Belo Horizonte entre os anos de 2009 e 2015. Desde 2016, atua na Superintendência de Geoprocessamento Corporativo da Prodabel como coordenadora técnica da Infraestrutura de Dados Espaciais da Prefeitura de Belo Horizonte.

O Ambiente em Foco Virtual – AFV

O ciclo de palestras Ambiente em Foco Virtual - AFV faz parte do projeto “Educação Ambiental Online”, da SMMA. A proposta surgiu durante a pandemia da Covid-19, diante das exigências de isolamento físico e distanciamento social, e a consequente suspensão das atividades presenciais. As atividades da Educação Ambiental no auditório da Secretaria foram adaptadas à modalidade virtual, que possibilita a ampliação do público e do próprio escopo de atuação das atividades. Desde 1994, a Educação Ambiental vem debatendo questões relevantes no âmbito da gestão ambiental no município de Belo Horizonte.

Desde seu início, em 2020, o ciclo de palestras AFV já contou com a presença de 5.825 participantes nas palestras virtuais. Somente no primeiro semestre de 2023, já foram formados 2.172 participantes em dez palestras. Os participantes formam um público eclético no que se refere à faixa etária, formação, áreas de atuação e localização geográfica (houve participantes de Minas Gerais, de outros estados do Brasil, de Portugal, México e Espanha).

Os temas do Ambiente em Foco Virtual são pautados em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Agenda 2030 da ONU, dos quais a PBH é signatária. Nas palestras, já foram abordados temas relacionados à biodiversidade, mudanças climáticas, meio ambiente e saúde, ecologia urbana, arborização urbana, manutenção e plantio de árvores, agroecologia, consumo, sustentabilidade, ecossistema, crise hídrica, ar, água e vegetação.

As palestras do AFV ocorrem quinzenalmente, via Google Meet, das 14h30 às 16h, de forma gratuita. Ao final, os participantes recebem certificados.

Informações

Data: terça-feira (21)

Horário: 14h30 às 16h

Local: Plataforma virtual Google Meet
 

Inscrições: https://forms.gle/BDDm36xXWEetANKV7

A confirmação da inscrição, as orientações para participação e o link para acesso à plataforma e à sala virtual onde ocorrerá a palestra serão enviados por e-mail aos participantes.

Dúvidas: envie um e-mail para ambienteemfoco@pbh.gov.br