Pular para o conteúdo principal

Alunos do Programa Usina Escola recebem certificado em Instalações Fotovoltaicas
Divulgação/PBH

Alunos do Programa Usina Escola recebem certificado em Instalações Fotovoltaicas

criado em - atualizado em

Os 17 formandos da segunda turma do curso de Qualificação em Instalações Fotovoltaicas, do Programa Usina Escola, receberam nesta sexta-feira (15), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os certificados de conclusão da formação. De posse desse documento oficial, eles passam a ter mais chances de entrar em um mercado promissor, que cresce a cada ano, especialmente diante da demanda por energias limpas e renováveis.

O Programa Usina Escola é uma iniciativa voltada essencialmente para pessoas em situação de rua, moradoras de abrigos municipais ou em vulnerabilidade social, e consiste na formação de mão de obra especializada em montagem e gestão de usinas fotovoltaicas.

Durante o curso, os alunos tiveram aulas teóricas e também visitaram fábricas de placas e usinas fotovoltaicas, onde aprenderam a fazer a montagem dessas estruturas. Dessa forma, promove-se uma inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, proporcionando-lhes uma possibilidade de nova fonte de renda e de melhorar de vida. Esta foi a segunda turma qualificada em Instalações Fotovoltaicas. A primeira foi certificada em junho deste ano.

O Usina Escola é uma ação intersetorial entre as secretarias de Meio Ambiente, que conduz o programa, de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. No evento desta sexta, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, José Reis Nogueira de Barros, o secretário Municipal da Subsecretaria de Trabalho e Emprego, Luiz Otávio Fonseca, e o subsecretário de Assistência Social, José Ferreira da Cruz. Também esteve na cerimônia o professor Juliano Duarte, do Instituto Superar, parceiro da SMMA no programa e responsável pela parte didática.

Também participou do evento uma equipe do GOBH!,  plataforma independente da Prefeitura de Belo Horizonte, voltada para oportunidades de emprego. Logo após receberem seus certificados, os alunos se dirigiram ao estande da empresa para se cadastrarem. A expectativa é de que a plataforma faça conecte essas pessoas, agora qualificadas, com as vagas e oportunidades que surgirem no mercado.

Energia limpa e renovável

As usinas fotovoltaicas são estações de geração de energia elétrica que captam a energia proveniente das radiações eletromagnéticas emitidas pelo Sol. Elas convertem a radiação solar em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas.

Lembrando que é uma fonte de energia limpa e renovável. E abundante, já que estamos em um país tropical. O potencial fotovoltaico do Brasil, em especial de Belo Horizonte, é considerado imenso. Aqui mesmo, neste prédio, temos painéis fotovoltaicos instalados no telhado. Assim como temos na própria sede da Prefeitura.

Mas apenas cerca de 1% da capacidade total de energia fotovoltaica da capital mineira foi explorada. Como se vê, há muito mercado pela frente, e estes 17 alunos que estão se formando hoje têm um campo muito vasto para ser explorado.

“De posse deste certificado, esses formandos podem se apresentar em qualquer empregador da cidade e do estado, até mesmo do país, e mostrar um documento com a chancela da Prefeitura de Belo Horizonte, qualificando-os como profissionais capacitados para exercer aquele trabalho. Dessa forma, essas pessoas podem recuperar sua dignidade e melhorar suas vidas”, comentou o secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, José Reis.