Pular para o conteúdo principal

Mais de sessenta pessoas assistem a pré-conferência na regional Leste, durante o dia.
Foto: Zaira Magalhães/PBH

Regionais Leste e Oeste iniciam agenda de pré-conferências de Assistência Social

criado em - atualizado em

No último sábado, dia 10 de agosto, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou as pré-conferências de Assistência Social das regionais Leste e Oeste. As reuniões deram início à temporada de pré-conferências em cada uma das nove regionais do Município durante todo o mês de agosto. A última será no dia 31, na regional Nordeste. Nas pré-conferências, cada regional aprofunda as discussões dos encontros preparatórios ocorridos nos meses de junho e julho em todos os equipamentos e serviços socioassistenciais do Município.

 

As discussões e deliberações desses e dos próximos encontros são ancoradas pela temática “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social". Quatro eixos norteiam as deliberações, em metodologia criada para facilitar as discussões e estimular a fala de todos os participantes: o papel da política de Assistência Social frente às violências; diversidade de inclusão no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); integralidade e intersetorialidade na efetivação dos direitos socioassistenciais; e financiamento e gestão democrática do SUAS.

 

Everi Lopes da Silva participou do eixo ‘o papel da política de Assistência Social frente as violências’ na regional Leste e destacou a importância do trabalho da Assistência Social na garantia de direitos. “É importante reforçar o combate às violências estruturais para garantir nossa condição de ser humano e nos dar condição de viver com dignidade, principalmente nos bairros mais pobres”, salientou.

 

Moradora do bairro Morro das Pedras, Rhany Mercês esteve presente na pré-conferência da regional Oeste. Ela foi a relatora do eixo ‘diversidade e inclusão no SUAS’, e apontou, junto com seu grupo, a necessidade de se capacitar os servidores efetivos e terceirizados da administração municipal para atender os diferentes públicos prioritários da Assistência Social. “Fomentar as parcerias por meio da participação das lideranças comunitárias de cada território garantirá a efetivação de um atendimento humanizado e equânime dos serviços e equipamentos integrantes dessa política”, ressaltou.

 

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, presente em ambos os encontros, o processo conferencial é um momento único para discutir as fragilidades, as dificuldades e o que é considerado importante nos serviços de Assistência Social. “O resultado da Conferência vai referenciar as decisões sobre as políticas sociais no Município, na construção de uma política pública e participativa, em busca de oferecer serviços que atendam as necessidades dos cidadãos de Belo Horizonte”, considerou.

 

As pré-conferências de Assistência Social são realizadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das Diretorias Regionais de Assistência Social, vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

 

Os encaminhamentos registrados em cada uma das nove pré-conferências serão pauta da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte, marcada para os dias 13 e 14 de setembro.

 

Confira a agenda dos próximos encontros:

 

  • Venda Nova: 20/8, terça, das 13h30 às 17h30 - Local: UNA - Linha Verde (Avenida Cristiano Machado, 11.157 - Vila Clóris)
  • Pampulha: 24/8, sábado, das 8h às 13h - Local: Sede da Regional Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 7.596 - São Luís)
  • Barreiro: 24/8, sábado, das 8h às 13h - Local: Escola Estadual Celso Machado (Rua Dona Luiza, 491 - Milionários)
  • Centro-Sul: 28/8, quarta-feira, das 13h às 17h - Centro de Referência da Juventude – CRJ (Rua Guaicurus, 50 - Centro)
  • Norte: 30/8, sexta, das 13h às 18h - Local: CRAS Novo Aarão Reis (Avenida Risoleta Neves, 347 - Aarão Reis)
  • Noroeste: 31/8, sábado, das 8h às 13h - Local: Faculdade Univeritas - (Rua Diamantina, 567 - Lagoinha)
  • Nordeste: 31/8, sábado, das 8h às 13h - Local: Escola Municipal Governador Carlos Lacerda (Rua Princesa Leopoldina, 490 - Ipiranga)