Pular para o conteúdo principal

Mulher palestra; ao fundo, os dizeres: "Mês da pessoa com deficiência. Regional Oeste: 'O pensar inclusivo' "
Foto: Zaira Magalhães/PBH

Prefeitura promove atividade na regional Oeste no mês da pessoa com deficiência

criado em - atualizado em

Para marcar o mês da pessoa com deficiência, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, realizou, na tarde de terça-feira, dia 10 de setembro, o evento “O Pensar Inclusivo”, para usuários dos serviços socioassistenciais na regional Oeste da cidade.

 

“Essa ação, que marca o mês da pessoa com deficiência, busca promover a integração entre essas pessoas, suas famílias e os demais moradores da regional Oeste, para reforçar, de forma lúdica e informativa, a importância do convívio familiar e comunitário entre todos”, explica a diretora de Assistência Social da regional Oeste, Maria Angélica Barros.

 

Na atividade foi apresentada uma palestra sobre as relações entre as famílias e as pessoas com deficiência, da jornalista, ativista e escritora Mariana Rosa. Mariana é criadora do blog Diário da mãe da Alice, onde relata as experiências de criar uma filha com paralisia cerebral e a síndrome de West.

 

“No nosso dia a dia são impostas diversas barreiras para incluir as pessoas com deficiência. Urbanísticas, arquitetônicas, tecnológicas, no transporte, na comunicação e principalmente nas atitudes que tomamos. A deficiência não é um problema que precisa ser consertado. Precisamos consertar o ambiente. Temos que focar nossa energia no lugar certo”, defende a jornalista.

 

Durante todo o mês de setembro, diversas atividades estão sendo realizadas em alusão ao mês da pessoa com deficiência. A agenda com as próximas ações pode ser consultada na página do Setembro Verde.