Pular para o conteúdo principal

Agente acaricia gato que recebe tratamento
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura oferece serviço gratuito de castração de animais em cinco unidades

02/08/2019 | 10:27 | atualizado em 02/08/2019 | 16:18

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza o controle populacional de animais gratuitamente em cinco Centros de Esterilização de Cães e Gatos. O procedimento é gratuito e o agendamento pode ser feito presencialmente no Centro de Controle de Zoonoses, na  regional Norte ou em um dos Centros de Esterilização de Cães e Gatos localizados nas regionais Noroeste, Oeste, Leste e Barreiro. Apenas na unidade da regional Norte, são realizadas 70 cirurgias diariamente.

 

Além do serviço de castração e vacinação de animais, o Centro de Controle de Zoonoses recolhe animais soltos em vias públicas, promove campanhas de conscientização junto à população sobre a guarda responsável e disponibiliza, de segunda a sexta, mais de uma centena de animais para adoção.

 

Para participar do Programa de Controle Populacional os animais devem ter no mínimo 4 meses de idade e no máximo 8 anos. Após agendada a data da castração, o tutor fica responsável por levar o animal na data marcada. Após o procedimento, ele pode retornar à unidade para a retirada dos pontos, e caso haja qualquer intercorrência, a equipe está apta a tratar e orientar sobre os procedimentos a serem tomados.

 

Analice da Silva Campos tem cinco gatos, todos castrados no Centro de Controle de Zoonoses. “É a minha terceira vez aqui. Primeiro trouxe dois dos meus gatos, depois mais dois e esse é o último a ser castrado. Aqui, os animais são tratados com carinho e é tudo muito organizado, por isso eu voltei”. Ela explica que seus felinos estão vacinados, castrados e comem ração de boa qualidade. Analice dá o exemplo do que é ser uma guardiã responsável. “A casa é toda telada, não deixo eles saírem na rua, porque são inocentes. Tenho medo de alguém maltratar ou matar, e se isso acontece, eu morro junto”, afirma.

 

Desde agosto de 2018, a agenda de cirurgia de castração passou a ter 40% das vagas destinadas aos "Projetos Especiais", ou seja, animais resgatados por Organizações da Sociedade Civil, acumuladores e colônias. Estes animais se encontram em situação de risco sanitário e em áreas de vulnerabilidade, sendo de extrema importância a atuação da saúde pública com maior agilidade.

 

Resgate, cuidados e adoção

 

O Centro de Controle de Zoonoses hoje tem como função primordial o resgate de animais soltos em vias públicas, notadamente cães, gatos, bovinos e equinos. A unidade realiza o recolhimento mediante solicitação da população que chega por telefone – 3277-7411 ou 7413, presencialmente, via e-mail: cczsmsa@pbh.gov.br ou por meio da Polícia Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros e BHTrans. A gerente da unidade, Silvana Tecles, explica que a unidade trabalha priorizando sempre animais em sofrimento. “E também animais que estejam em alguma situação de agressão ou que tenha agredido algum munícipe”, acrescenta.

 

Todos os animais que chegam ao Centro de Controle de Zoonoses passam por uma consulta com médico veterinário, quando é feita uma avaliação clínica, para saber se o animal está com alguma lesão ou enfermidade. Caso necessário, é iniciado tratamento com antibiótico, antinflamatório ou cuidados com as feridas. Além dessa avaliação, é feita vermifugação, vacina contra a raiva, controle de ectoendoparasitas e, no caso de cães, a coleta de sangue para realização do exame de leishmaniose. 

 

Cães e gatos aguardam o período de dois dias após a captura para serem reclamados por seus tutores. Expirado o prazo, eles são disponibilizados para adoção nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A medida é uma tentativa de evitar que estes animais retornem às ruas. 

 

Caso o animal esteja saudável e não seja adotado, ele retorna ao local próximo de onde foi capturado, para que não perca o vínculo com a comunidade. É importante frisar que o animal retorna em melhores condições, castrado, vacinado e com controle de parasitas. Essa rotatividade permite que outros animais tenham a oportunidade de passar pelos mesmos cuidados e que o controle populacional funcione.

 

“Filhotes e animais com a saúde comprometida ou debilitados permanecem na instituição uma vez que, solto na rua, eles não teriam condições de sobreviver. Os cães considerados agressivos também não podem ser soltos. Os agentes da unidade realizam um trabalho de socialização e acompanham o comportamento do animal, buscando o perfil do adotante ideal”, explica Silvana.

 

No caso de cavalos, o tutor tem o direito de resgatar o animal apreendido no prazo de até cinco dias úteis, após o pagamento das taxas de apreensão e diária. Após este prazo, o animal é encaminhado para instituições filantrópicas.

 

 

Confira o endereço dos Centros de Esterilização de Cães e Gatos:

 

·         Barreiro - Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro. Avenida Antônio Praça Piedade, 68, bairro Bonsucesso Telefone 3246-2044.

·         Norte - Centro de Controle de Zoonoses – Rua Edna Quintel, 173, bairro São Bernardo. Telefone: 3277-7413.

·         Oeste - Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste - Rua Alexandre Siqueira. 375, bairro Salgado Filho. Telefone: 3277-7576.

·         Noroeste - Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste - Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33, Bairro Caiçara. Telefone: 3277-8448

·          Leste - Centro de Esterilização de Cães e Gatos - Atualmente a unidade funciona atendendo somente a projetos especiais.

 

 

01/07/2019. Centro de Controle de Zoonoses. Fotos: Divulgação/PBH


Últimas Notícias

Setembro verde: mês da pessoa com deficiência. Rumo a uma cidade inclusiva e sustentável. Torcedores com deficiência entram em campo na luta pela inclusão

Torcedores com deficiência entrarão em campo com atletas do Cruzeiro e do Flamengo neste sábado, dia 21/9, no Mineirão.

20/09/2019 | 23:18
Casal passeia com criança em cadeira de rodinhas e outroas pessoas caminham na Savassi, no domingo, durante o dia. BH é da Gente oferece ioga, encontro de carros e orientação nutricional

Show de talentos, ioga, encontro de carros e orientação nutricional são atrações do BH é da Gente no domingo, dia 22/9.

19/09/2019 | 20:26