Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH inaugura Estúdio CRJ na Semana das Juventudes 2023
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura de BH inaugura Estúdio CRJ na Semana das Juventudes 2023

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugura, nesta sexta-feira (25), o Estúdio CRJ, instalado no Centro de Referência das Juventudes, no Centro da capital. A inauguração, às 15h, marca o início das atividades do espaço, que tem por objetivo incentivar a cultura por meio da música e da criação artística democrática para a juventude, compreendendo pessoas de 15 a 29 anos, sobretudo aquelas em situação de vulnerabilidade social.

A sala do Estúdio está toda revestida com portas duplas e vidros para conter e isolar o som interno, além de proteger a sala de sons externos. Também conta com monitores de áudio, microfones, mesa para podcast, e interfaces de áudio, além de câmeras de segurança. O estúdio não dispõe de instrumentos musicais e amplificadores. Para uso do Estúdio, é necessário que cada pessoa traga o instrumento e caixa amplificadora, caso seja necessário. 

O Estúdio conta com estrutura para gravações de podcasts e ensaios de artistas e bandas sem fins lucrativos, inicialmente, duas vezes por semana. 

Para utilizar espaço, as pessoas interessadas devem preencher o formulário de solicitação, respondendo atentamente a todas as perguntas. Após a inscrição no formulário, será enviado um e-mail automático de confirmação e outro, com retorno sobre o agendamento e detalhamento das informações. 

O subsecretário de Direitos de Cidadania, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Thiago Alves, destaca a iniciativa inédita do município disponibilizar um espaço como o estúdio de forma gratuita, a fim de promover o incentivo a produção da juventude de Belo Horizonte. “A iniciativa não apenas nutre a expressão criativa e o desenvolvimento artístico, mas também impulsiona a inclusão social, a educação profissional e a geração de renda. Assim, música não é apenas um som, mas um veículo para o crescimento pessoal e coletivo dos jovens”, explica o subsecretário. 

O Estúdio foi equipado por meio de recursos provindos de reversão de multa pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais a partir de articulações conjuntas com o Ministério Público do Trabalho estadual e será gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. 

Projeto piloto

A diretora de Políticas para as Juventudes, Aiezha Martins, explica que  a partir da inauguração do estúdio, a Prefeitura de Belo Horizonte irá desenvolver um  projeto piloto que contemplará atividades de produção musical para jovens artistas que cumprem medida socioeducativa em regime fechado de internação, em parceria com órgãos do sistema de justiça juvenil. “O Plano Municipal de Prevenção à Letalidade Juvenil traz como principal compromisso da política para as juventudes em Belo Horizonte o enfrentamento dos homicídios contra jovens negros e periféricos, e gravar no estúdio pode significar para esses artistas, compositores, poetas, rappers uma oportunidade de concretização de um sonho se tornar trabalho, que aponte para a geração de renda, liberdade e vida, além de possibilitar uma vinculação com o Centro de Referência das Juventudes e com as políticas públicas em meio aberto”, destaca.

O estúdio receberá esses jovens e irá realizar o trabalho de gravá-los, e depois de mixar e masterizar as músicas, contribuirá com a distribuição nas plataformas digitais. Os jovens serão atendidos com sessões de gravações de 45 minutos para cada, uma vez por semana, no período de 13h às 17 horas. As gravações começarão a partir do final do mês de agosto e a proposta é que o processo de mixagem inicie em outubro, com entrega do material final em janeiro de 2024. 

Participam da inauguração do Estúdio, a secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Rosilene Rocha, a procuradora do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, Luciana Coutinho, o promotor de Justiça, Márcio Rogério, dentre outras autoridades municipais, além de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.