Pular para o conteúdo principal

PBH e agricultores realizam mutirão de plantio e formação sobre semente crioula
Foto: Divulgação/PBH

PBH e agricultores realizam mutirão de plantio e formação sobre semente crioula

criado em - atualizado em

Equipes da Prefeitura de Belo Horizonte e agricultores da Região Nordeste farão nesta terça-feira (26) um mutirão de plantio de sementes crioulas e agroecológicas. A atividade acontece das 7 às 12h, no Centro de Vivência Agroecológica - CEVAE Capitão Eduardo (Rua das Macaúbas, s/n - Capitão Eduardo). Além do plantio, os participantes participarão de formação. 

Sementes crioulas são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares, quilombolas, assentados da reforma agrária ou indígenas, com características reconhecidas pelas respectivas comunidades. 

Desde 2022, a Subsecretaria de Segurança Alimentar e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica estão em processo de construção do Banco de Sementes Crioulas e Agroecológicas de Belo Horizonte. O espaço, instalado no Banco de Sementes do Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, prevê a criação de uma coleção de sementes crioulas e agroecológicas na cidade e tem como finalidade a promoção da segurança e soberania alimentar das unidades produtivas assistidas pela PBH, além da conservação e valorização da biodiversidade. 

O equipamento garante a preservação das variedades de espécies coletadas livres de contaminação genética, conservação em condições climatizadas e geração de conhecimento para agricultores urbanos.