Pular para o conteúdo principal

Coral Voz e Violão celebra 10 anos no Centro de Referência da Pessoa Idosa
Foto: Débora Oliveira/PBH

Coral Voz e Violão celebra 10 anos no Centro de Referência da Pessoa Idosa

criado em - atualizado em

Alegria e emoção tomaram conta do Centro de Referência da Pessoa Idosa - CRPI, nesta quinta-feira (22), durante a celebração dos 10 anos do Coral Voz e Violão.  Localizado na rua Perdizes, 336, no bairro Caiçara, a unidade recebeu a festa que contou com baile para relembrar momentos marcantes do grupo ao longo da última década, além de uma apresentação especial do grupo vocal. 

O “Voz e Violão” é uma das atividades ofertadas no CRPI, unidade da Prefeitura de Belo Horizonte, com gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. Atualmente, o grupo conta com 500 idosos participantes, que fazem aulas semanais de canto e instrumento musical, além de apresentações musicais. 

A trajetória do Coral Voz e Violão começou em junho de 2013 com o projeto “Despertando Talentos na Maturidade”, com o objetivo de estimular a aprendizagem da música por meio de oficinas de Voz e Violão. O coral foi mais tarde incorporado ao projeto e segue com longa trajetória pautada no trabalho em grupo, socialização, e fomento do envelhecimento saudável. Durante o período de suspensão das atividades presenciais, na pandemia, o grupo adaptou os ensaios e apresentações para os espaços virtuais. São dez anos de história, resgatando a autoestima de pessoas idosas e revisitando sonhos antigos. 

Junho Violeta

A campanha Junho Violeta de combate à violência contra idosos faz alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, data reconhecida desde 2011 pela Organização das Nações Unidas - ONU. Confira outras ações que acontecem ao longo do mês e toda a agenda. 

Com o objetivo de promover o alerta sobre as diversas formas de violência, a campanha busca trabalhar no fortalecimento da rede de proteção e de garantia de direitos para esta parcela da população. Ao longo deste mês o assunto também será tema de ações de conscientização, fóruns, rodas de conversa, oficinas e um cortejo musical, a fim de sensibilizar a sociedade sobre o combate à violência contra as pessoas idosas. Acompanhe a programação completa. 

Políticas para idosos  

Na estrutura da Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania está a Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa (DPEI), que elabora e coordena as diretrizes de políticas públicas municipais da pessoa idosa. Além de proporcionar um espaço para discussões de temáticas das políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, por meio de Fóruns Regionais de Direitos da Pessoa Idosa, Trilhas para uma Belo Horizonte Amiga da Pessoa Idosa, realiza eventos abertos ao público em geral e aos participantes dos projetos e ações que coordena. A DPEI também é responsável por coordenar o Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI) e acompanhar grupos de convivência de idosos nas nove regionais. 

Atualmente o Centro tem mais de 5 mil pessoas idosas inscritas e oferta 27 atividades voltadas para o público com 60 anos ou mais.