Pular para o conteúdo principal

Mais de cinco crianças brncam na rua, uma tenda está armada ao fundo, e à direita, o balão do BH é da Gente.
Foto: Stênio Lima/PBH

BH é da Gente cumpre função de proteção social na Pedreira Prado Lopes

criado em - atualizado em

Cerca de 120 mil pessoas já usufruíram das ações e atividades oferecidas pelo BH é da Gente, programa recreativo realizado aos domingos em espaços urbanos de quatro regiões de Belo Horizonte – Savassi (Centro-Sul), avenida Silva Lobo (Oeste), avenida Guarapari (Pampulha) e rua Araribá (Noroeste) – pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

Criado em 2017, o BH da Gente teve início na Savassi e vem passando desde então por expansões pontuais para outras regiões do município. O quarto espaço foi implantado em 28 de abril passado, na Pedreira Prado Lopes (Noroeste).

 

Paralelamente a obras de revitalização no espaço urbano da rua Araribá, com aumento da área de passeio, instalação de uma Academia a Céu Aberto e outras melhorias, a ativação desse quarto espaço reforçou o compromisso da Prefeitura com a política pública de promover proteção social em uma área de vulnerabilidade socioeconômica.

 

“O lazer é um direito social e constitucional, ao qual todos os cidadãos devem e merecem ter acesso. O BH é da Gente, como diz o próprio nome, é um programa de todos os belo-horizontinos, seja da Savassi ou da Pedreira. Estamos trabalhando para que todos tenham acesso ao lazer e mais qualidade de vida”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado.

 

Desde a estreia, em 28 de abril, o BH é da Gente – Araribá foi frequentado por cerca de três mil pessoas em 13 edições realizadas.

 

Além de atrações de lazer e culturais, como brinquedos infláveis, cama elástica, mesa de totó e oficinas diversas, há serviços odontológicos, de medição de pressão arterial e campanhas educativas e sociais, a exemplo da ocorrida no domingo, dia 21 de julho, com atividades informativas sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

 

 

História

Implantado na Savassi no dia 19 de março de 2017, o BH é da Gente teve a primeira ampliação em 8 de abril de 2018, com a ativação do espaço na Avenida Silva Lobo. Já a estreia do espaço na Pampulha ocorreu em 25 de novembro do ano passado.

 

Somando os quatro espaços, aproximadamente 120 mil pessoas já curtiram o programa. Além das 13 edições na Araribá, foram 98 na Savassi, 50 na Silva Lobo e 27 na Guarapari. A média global é de 1500 frequentadores por domingo.

 

O programa tem o objetivo de promover a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, assim como a convivência e a cidadania em vias e locais públicos, abrindo espaços para a ocupação urbana pela população e fomentando a apropriação do espaço público.

 

Confira, a seguir, os endereços dos espaços:

 

BH é da Gente – Savassi (Centro-Sul), nos trechos de cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, bairro Funcionários, região Centro-Sul.

 

BH é da Gente – Avenida Silva Lobo (Oeste), no trecho entre as ruas Xapuri e Garret, nos bairros Grajaú e Nova Granada.

 

BH é da Gente – Avenida Guarapari (Pampulha), na avenida Guarapari, no trecho entre a avenida Portugal e a rua Deputado Salim Nacur, no bairro Santa Amélia. 

 

BH é da Gente – Rua Araribá (Noroeste), na rua Araribá, no trecho entre as ruas Marcazita e Carmo do Rio Claro.

 

 

31/07/2019. BH é da Gente - Pedreira Prado Lopes. Fotos: Stênio Lima/PBH