6 Fevereiro 2025 -
Uma inovadora forma de ocupação e interação os espaços é a proposta das atividades que integram a programação Bem-Estar nos Museus da Pampulha, que será realizada na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design e no Museu Casa Kubitschek (MCK) ao longo do mês de fevereiro. Esta iniciativa propõe uma experiência para o público que combina saúde, cultura e qualidade de vida, oferecendo atividades como yoga, Tai Chi Chuan e Lian Gong, abertas a toda comunidade.
A programação especial nasce de um olhar sensível para o território da Pampulha, um cenário que já pulsa com a energia diária de corredores, ciclistas e entusiastas de atividades ao ar livre. Reconhecendo o potencial dessa dinâmica, o projeto busca ampliar a conexão entre os museus e as pessoas que vivenciam o entorno, transformando os espaços museais em pontos de encontro entre corpo, mente e arte, tornando-os verdadeiros refúgios urbanos.
Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelos equipamentos museais da Pampulha, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no site do projeto.
No dia 9, às 8h30, o MCK convida o visitante a curtir os jardins de Burle Marx e experienciar práticas terapêuticas chinesas, com a atividade “Lian Gong em 18 terapias”, com Maristela Botelho. A prática, aberta ao público de todas as idades, faz uma imersão na sabedoria milenar da cultura chinesa, por meio de terapias e automassagens que combinam movimentos suaves e respiração consciente, pensados para fortalecer o corpo, tranquilizar a mente e harmonizar as energias vitais.
A prática da yoga vai ocupar o espaço da Casa do Baile, criando uma oportunidade para desacelerar, respirar e cultivar a presença, enquanto se vivenciam as paisagens culturais e naturais que tornam a Pampulha um lugar único. O visitante poderá vivenciar no dia 16, às 9h, uma aula de Yoga - Hatha Flow, que será ministrada pelo Estúdio C Jardim Bem Estar.
E no dia 22, às 8h30, o MCK proporciona ao público uma aula de Tai Chi Chuan com o professor Washington Luiz Alcântara. O Tai Chi Chuan é uma antiga arte marcial chinesa que combina movimentos suaves, lentos e fluidos com técnicas de meditação e respiração controlada. Originalmente desenvolvido como uma prática de defesa pessoal, ele evoluiu ao longo dos séculos para se tornar uma forma de exercício físico e mental, com foco na saúde e qualidade de vida.
O projeto “Casa Adentro” traz ao público uma edição diferenciada ao longo de todo o mês de fevereiro, na qual o visitante é convidado a não apenas conhecer e contemplar a Casa do Baile e sua beleza arquitetônica, mas também a ter uma experiência multissensorial nesse espaço. O público pode se despojar e explorar o local seja por meio dos pés descalços, ou sentar em cadeiras de praia e contemplar a paisagem única, descansar da rotina em tapetinhos espalhados pelo local, ou até colocar o corpo em movimento e se jogar na dança ouvindo uma playlist pensada para potencializar ainda mais esse momento.
MAP na Casa Fiat de Cultura - bate-papo, oficinas e cortejo estão programados
Durante o mês de fevereiro, acontece uma série de atividades do Museu de Arte da Pampulha na exposição “Arte Gravada: o acervo do MAP na Casa Fiat de Cultura”, que está em cartaz, a partir do dia 11, no espaço cultural localizado na Praça da Liberdade.
A mostra, com curadoria de Rafael Perpétuo, apresenta um conjunto de 10 impressões em xilogravura, configuradas como estandartes, criadas por Yara Tupynambá, Sandra Bianchi, Glaura Mary e Júlio Espíndola. As obras são fruto de um trabalho de pesquisa, realizado em 1974, na Escola de Belas Artes da UFMG e, agora, restauradas por meio da parceria entre o Museu de Arte da Pampulha e a Casa Fiat de Cultura.
Os estandartes que compõem a exposição exploram temas sagrados de maneira visceral e inovadora, humanizando figuras de santas e santos. A técnica da xilogravura, com cortes precisos e expressivos na madeira, revela músculos, veias e uma força emocional que reinterpreta o figurativo sagrado sob uma perspectiva moderna. Além dos estandartes, a exposição inclui um mini documentário inédito, que registra todas as etapas do processo de restauro, e uma sala de leitura, convidando o público a se aprofundar no tema.
O curador Rafael Perpétuo e a conservadora e restauradora Cláudia Amorim realizam, no dia 13, às 19h30, com entrada gratuita, uma conversa que convida o público a conhecer mais sobre o processo de 6 meses de restauro das obras, além de compartilhar as curiosidades e histórias descobertas ao longo do processo de curadoria da exposição.
Homenageando a temática da mostra, as equipes educativas do MAP e da Casa Fiat se unem para realização de duas oficinas de criação de estandartes, nos dias 15 e 22, das 10h às 12h. Um convite para o público mergulhar no universo dos estandartes e da xilogravura, unindo a tradição e a criação contemporânea, vivenciando a experiência de ateliê ao criar as próprias peças.
No encerramento das oficinas, no dia 22, a partir das 12h30, essas criações não ficarão restritas à sala de oficina e irão passear pelos jardins da Casa Fiat de Cultura acompanhadas de um cortejo carnavalesco do bloco “Vejo Flores em Você”, de Venda Nova, que irá fazer um passeio pelo país incluindo diversos ritmos em seu repertório.
_________________________________________________________________________
Serviço - Bem-Estar nos Museus da Pampulha
Domingo (9) - 8h30
“Lian Gong em 18 terapias”, com Maristela Botelho
Atividade Gratuita / Classificação: Livre
Local: Museu Casa Kubitschek
Domingo (16) – 9h
Yoga com Estúdio C Jardim Bem-Estar
Atividade Gratuita / Classificação: Livre
Local: Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design
Sábado (22) -8h30
Tai Chi Chuan com Washington Luiz Alcântara
Atividade Gratuita / Classificação: a partir de 6 anos de idade
Local: Museu Casa Kubitschek
Serviço - MAP na Casa Fiat de Cultura
Quinta-feira (13) – 19h30
Bate-papo inaugural da Exposição “Arte Gravada: o acervo do MAP na Casa Fiat de Cultura”, com o curador Rafael Perpétuo e a conservadora Claudia Amorim
Atividade Gratuita / Classificação: livre
Local: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 - Funcionários, Belo Horizonte)
Sábados (15 e 22) – 10h às 12h
Oficina de Estandartes da Exposição "Arte Gravada na Casa Fiat de Cultura"
Atividade Gratuita / Classificação: Livre
Local: Casa Fiat de Cultura
Sábado (22) – 12h30
Cortejo Bloco Vejo Flores em Você
Atividade Gratuita / Classificação: Livre
Local: Casa Fiat de Cultura
Endereços:
Museu Casa Kubitschek - Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188 - Pampulha
Museu de Arte da Pampulha - Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 - Pampulha
Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design - Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha