Pular para o conteúdo principal

Dois jogadores de times diferentes de futebol disputam a bola em campo de grama verde durante o dia. Foto: Acervo Smel
Foto: Acervo Smel

20ª Copa Centenário está com inscrições abertas

criado em - atualizado em

Estão abertas, até o dia 15 de maio, as inscrições para a 20ª edição da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima. O tradicional campeonato de futebol amador de Belo Horizonte será disputado entre os dias 6 de agosto e 29 de outubro, quando acontecerá a grande final do Módulo A – como é conhecida a primeira divisão do torneio.

 

A Copa Centenário deste ano vai contar com a presença de 190 equipes e a participação de aproximadamente quatro mil jogadores com idade de 13 a 70 anos. Para as equipes masculinas, haverá as seguintes categorias: adulto, juvenil (nascidos em 2000 e 2001), infantil (nascidos em 2002, 2003 e 2004) e máster (nascidos de 1947 a 1976).

 

Além das categorias masculinas, haverá a categoria feminino adulto. De acordo com o Gerente de Eventos de Esporte de Rendimento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Ricardo Monteiro dos Santos, o futebol feminino terá atenção especial na 20ª Copa Centenário. “Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do futebol feminino, a Copa vai ampliar o número de vagas de 12 para 32 equipes femininas, com participação de até 800 jogadoras e uma premiação especial”, disse.

 

A primeira edição do torneio foi realizada em 1997, em comemoração ao aniversário de 100 anos de Belo Horizonte. Desde então, a Copa Centenário faz parte do calendário esportivo da capital. Em 2006, a competição passou a se chamar Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima, em homenagem ao ex-secretário de esportes Wadson Lima, idealizador do campeonato e que dedicou boa parte de sua vida ao esporte.

 

“A Copa Centenário é reconhecida nacionalmente como uma das maiores competições do gênero e aguardada com grande expectativa pelos amantes do futebol amador de BH. A Copa fortalece as associações esportivas amadoras da cidade, reafirmando o seu papel no processo de inclusão e ascensão social para os seus praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhoria na qualidade de vida da população”, disse o gerente de eventos da SMEL.