Pular para o conteúdo principal

Biblioteca Multimídia

criado em - atualizado em

O acervo da Biblioteca Multimídia do Observatório de Direitos Humanos é composto por materiais cujos links sempre remetem às páginas oficiais de onde os materiais são extraídos. São disponibilizados, também, links de catálogos institucionais que consideramos pertinentes às pautas dos Direitos Humanos. Desse modo, visamos não violar os direitos autorais nem os de acessos.

 

Criança e Adolescente

Dissertações e Teses 

Juventudes

Artigos 

Índices e estatísticas 

Divulgação

Dissertações e Teses

 

Pessoas com deficiência 

Artigos

Relatório

Legislação

Dissertações e Teses

 

Mulheres

Artigos

Cartilhas

Dissertações e Teses

 

LGBTQIA+

Artigos


Dissertações e teses


Publicações de eventos

Relatórios

 

Livros

Reparação e promoção da Igualdade Racial

Artigos

Dissertações e teses

 

Pessoa Idosa

Trabalho de Conclusão de Curso

Publicações Transversais

Artigos

 

Dissertações e teses

 

Livros

 

Relatórios

 
OBRAS DE REFERÊNCIA
MIGRANTES

Programa Atuação em Rede: capacitação de atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil. Belo Horizonte (MG) sediou, de 18 a 20 de setembro, atividades de capacitação voltadas aos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Estado. Ao longo dos três dias, foram realizados uma mesa-redonda, um simpósio e dez minicursos e oficinas com o objetivo de fomentar a discussão sobre a criação de políticas locais direcionadas a pessoas em situaçãode migração.  As atividades contaram com 284 participações.

NOTÍCIAS
PODCASTS
 “Tem como proposta apresentar e discutir os assuntos mais atuais relacionados à integração
das pessoas refugiadas no Brasil, envolvendo em seu conteúdo olhares técnicos e vivências
cotidianas.”

 

 
Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (CdH/UFMG)

A Clínica de Direitos Humanos da Universidade Federal de Minas Gerais (CdH/UFMG) tem como objetivo defender e promover direitos humanos, partindo de uma perspectiva crítica e transdisciplinar.  Para tal, se vale do método da advocacia estratégica e de linhas de ação tanto no âmbito judicial quanto extrajudicial. No site da Clínica, pelo endereço abaixo, é possível acessar o menu de “publicações” e pesquisar sobre diversos temas afeitos aos direitos humanos.


Catálogo de Políticas Públicas

O catálogo reúne informações sobre as políticas públicas implementadas no Brasil nas últimas décadas, no âmbito do Poder Executivo Federal. A iniciativa visa permitir o conhecimento, a sistematização e dar transparência ao universo de políticas públicas no âmbito da União. Além disso, serve como fonte de dados para estudos e análises sobre o tema. O projeto é uma realização da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest/Ipea).

 

Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro (RI-FJP)

O RI-FJP tem por objetivos reunir, armazenar, organizar, preservar e disseminar informações científicas produzidas por pesquisadores da instituição e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos, comunicações em eventos, teses e dissertações, relatórios de pesquisa, entre outros.

 

 

Vídeos & Lives

De maneira colaborativa e aberta, o canal “Não é ideologia” recebe professores da UFMG que queiram falar sobre temas “polêmicos” e que são enquadrados de maneira errada na categoria ideológica.

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de Março, o CNPq Realizará live que dará início à série “Ciência Plural”, com diversas mesas redondas ao longo do ano sobre o cenário, obstáculos e soluções para uma ciência mais diversa.

III Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência. Uma conversa  sobre a parentalidade de e como pessoas com deficiência, dentro do contexto acadêmico.

III Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência. Conversa sobre as interseções entre parentalidade, gênero e raça/etnia.

III Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência. Conversa sobre parentalidade, gênero e sexualidade dentro do contexto acadêmico.

Podcasts

O Direitos Humanos em 5 Minutos é uma iniciativa dos bolsistas CAPES do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes em Sergipe. Nesse espaço, buscamos falar de maneira fácil, rápida e acessível sobre diversos assuntos que envolvem os direitos humanos e suas complexidades.

Podcast do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) sobre o Novo Relatório da Situação dos Direitos Humanos no Brasil.

Nos podcasts são analisados alguns artigos da Resolução 40 do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, que dispõe sobre as diretrizes para promoção, proteção e defesa dos direitos humanos das pessoas em situação de rua, de acordo com a Política Nacional para População em Situação de Rua.

​Os conteúdos foram produzidos pelos alunos extensionistas (Direito e Psicologia) do Projeto de Extensão (K)línica: Direitos Humanos e Cidadania do Curso de Direito da PUC Minas da unidade Praça da Liberdade.