Pular para o conteúdo principal

“Unidos do Samba do Queixinho” faz show no Largo do Teatro Francisco Nunes
André Paiva

“Unidos do Samba do Queixinho” faz show no Largo do Teatro Francisco Nunes

criado em - atualizado em

O público está contando os dias para o Carnaval em Belo Horizonte, que realiza uma das maiores festas do Brasil! Enquanto a data oficial não chega, os belo-horizontinos caem na folia durante o pré-carnaval de rua, que já começou a aquecer os foliões. Entre as diversas atrações que ocupam a cidade está o bloco “Unidos do Samba Queixinho”, que neste ano faz uma homenagem à escritora mineira Carla Madeira. No domingo (23), às 11h, o grupo apresenta parte do repertório dedicado à autora no projeto especial do Teatro Francisco Nunes, “Música de Domingo”, durante show gratuito no Largo do Teatro. A apresentação integra a programação do Circuito Municipal de Cultura e não é necessário retirar ingressos. Mais informações pelo site do Circuito Municipal de Cultura.

O Circuito Municipal de Cultura é um projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.

O “Unidos do Samba Queixinho” é conhecido pela tradição de exaltar ícones da cultura mineira, como Grupo Corpo, Grupo Galpão, Giramundo e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, instigando a troca cultural entre grandes artistas e a rua. Neste ano, o bloco irá colorir as ruas da cidade homenageando a escritora mineira Carla Madeira, uma das grandes referências na literatura do estado, autora de grandes clássicos como “Tudo é Rio”, “Natureza da Mordida” e “Véspera”.

Uma característica marcante do “Unidos do Samba Queixinho” é a força impactante da sua bateria, que comanda um repertório alegre e empolgante, mesclando clássicos da música brasileira, ritmos afro-brasileiros, samba e suas vertentes. Repiques, surdos, tamborins, caixas e chocalhos são executados pelos ritmistas, que apresentam ritmos percussivos autorais, dando identidade e estilo às apresentações. A frente da bateria está o fundador do bloco, o jornalista e músico Gustavo Caetano.  

Fundado em 2009, o “Unidos do Samba Queixinho” foi um dos responsáveis pelo reaquecimento do carnaval de rua de Belo Horizonte. Atualmente, além de levar alegria para as ruas da cidade durante o Carnaval, também promove oficinas de percussão ao longo do ano, no intuito de formar novos ritmistas e de contribuir para tornar o Carnaval uma festa permanente.

Música de Domingo

Nascido na década de 1950, o Música de Domingo apresentou uma programação ininterrupta até 2009. O projeto especial do Teatro Francisco Nunes foi retomado em 2019, mas com a Covid-19 teve novamente suas atividades interrompidas. Intrinsecamente conectado à história de Belo Horizonte, a iniciativa voltou ao calendário cultural da cidade em setembro de 2021, com programação musical gratuita, que abarca as mais variadas facetas da música instrumental e cantada. Entre setembro de 2022 e setembro de 2024, período em parceria com o Instituto Odeon, foram realizadas 19 edições, com público total de aproximadamente 4 mil pessoas, que receberam as atrações como “Percussão Circular convida Sérgio Pererê”, “Aline Calixto”, "Roger Deff", "Toninho Horta" e "Samba Marku".

Sobre o Circuito Municipal de Cultura
 

O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.

Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e setembro de 2024, data que marcou o fim do Ano IV, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1150 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 580 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.

Circuito Municipal de Cultura
Música de Domingo | “Unidos do Samba do Queixinho.

Quando. Domingo (23), às 11h.
Onde. Largo do Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro).

Quanto. Acesso gratuito. Sem a necessidade da retirada de ingressos.

Duração. 70min.

Classificação. Livre.


Circuito Municipal de Cultura nas redes
Instagram | YouTube | Facebook