Pular para o conteúdo principal

Professora e cerca de quinze crianças sentadas em tatami infantil
Foto: Sidney Procópio/PBH

Professora incentiva crianças da Educação Infantil a cuidar do meio ambiente

criado em - atualizado em
Encontrar uma maneira simples de falar com as crianças sobre a importância de preservar a água, evitando o seu desperdício e em como cuidar melhor do planeta. Assim surgiu a ideia de escrever o livro “Super Pedro Contra o Desperdício de Água”. Autora do livro, a professora de educação infantil da Rede Municipal Sirléia Araújo explica que o personagem principal do livro, o estudante Pedro, em conjunto com sua turma, aprende com a professora Ana como poupar água através do consumo consciente e como sensibilizar a família e amigos sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente. Vestido de super-herói, a criança toma para si a missão de salvar o planeta e mobiliza o mundo dos adultos para atingir seu objetivo.
 
A UMEI Pindorama, que já possui um conjunto de ações em favor do meio ambiente, apresentou o livro aos seus alunos e familiares num animado café literário que envolveu toda a comunidade escolar.
 
As crianças ouviram a narração da história com atenção e curiosidade. Após este momento, as turmas fizeram perguntas e conversaram com a autora. Roberto, aluno do 1° turno mostrou interesse no projeto e quis saber, “Quem é o Pedro da história, professora? ”. Segundo ela, o protagonista foi inspirado no seu sobrinho e em todas as crianças que podem aprender a se tornar guardiãs do planeta Terra.
 
Vice-diretora da Umei, Wanessa Vieira acredita que a iniciativa chama a atenção para a preservação do planeta, enquanto trabalha a criatividade das crianças. “Esse tema desperta a curiosidade e o interesse das crianças acerca dos animais, plantas, as relações com o outro, família e comunidade. O tema também vem ao encontro com o Projeto instituído pela Secretaria de Educação: Leituras em conexão, que tem como fundamento a concepção de que a leitura não se restringe somente ao ato de decodificar letras e palavras”, disse.
 
A professora tem visitado escolas municipais e UMEIS para apresentar a sua obra e realizar um evento de contação de histórias e bate papo com alunos e outros professores. Nestes encontros, crianças e adultos saem sensibilizados em preservar o meio ambiente e economizar água.
“O assunto do livro é fundamental para ser tratado na escola. Os alunos aprendem e passam para os pais e amigos e incentivam uns aos outros. Como a UMEI Pindorama está desenvolvendo um projeto sobre o meio ambiente, todas as professoras leram o livro para as crianças antes do evento”, conclui Sirléia Araújo.
 

UMEI Pindorama Por um Mundo Melhor!

Em conformidade com o Programa “Leituras em conexão”, da Secretaria Municipal de Educação, e com o objetivo de educar para transformar, o projeto Por Um Mundo Melhor! busca desenvolver nas crianças atitudes positivas no dia a dia para um mundo melhor, através de uma nova interpretação de suas realidades. É desenvolvido pensando nas diferentes linguagens e áreas de trabalho para que, de forma abrangente, seja possível agregar cada vez mais atividades para a instituição.
 
O projeto Por um Mundo Melhor!, teve início em 2017 e continua ganhando força através da recepção dos pais e alunos. “É muito bom que a escola realize projetos diversos com os alunos, voltados para cidadania, arte e cultura. É importante também que os pais estejam engajados com as diretrizes da escola, pois cria uma experiência ainda melhor para a criança”, disse Luciana Silva, mãe de Amanda Silva, aluna da UMEI.
 

20/08/2018. Professora da Rede Municipal de Educação publica livro em prol da preservação de água. Fotos: SidneyProcopio/PBH