Pular para o conteúdo principal

PBH entrega primeira etapa de revitalização do Parque Maria do Socorro Moreira
Foto: Suziane Brugnara/PBH

PBH entrega primeira etapa de revitalização do Parque Maria do Socorro Moreira

criado em - atualizado em

Neste sábado (14), a região Noroeste passa a contar com uma nova opção para atividades de lazer, esporte, cultura e interação social. Será entregue à população, a primeira etapa das obras realizadas no Parque Maria do Socorro Moreira (Avenida Itaú, 1 – Padre Eustáquio). A data será marcada com programação especial, a partir das 8h, com atividades esportivas e culturais.

A área, com cerca de 100 mil metros quadrados, está localizada no terreno onde funcionava o Aeroporto Carlos Prates, desativado em abril de 2023. O local atenderá à comunidade do entorno e também às famílias que ocuparão as novas moradias que serão construídas na região.

A estrutura revitalizada foi toda pensada e adequada para atender aos visitantes com mais conforto e segurança. Dentre as obras realizadas, estão a reforma do campo de futebol, da quadra poliesportiva e de peteca, além da instalação de aparelho de calistenia, que possibilita atividades nas quais se usa o peso do próprio corpo com técnicas variadas. Os vestiários foram reformados, assim como os banheiros de uso público e foi feita a instalação de novos bebedouros. Foi revitalizado, ainda, o imóvel da administração do Parque, além da recuperação de pisos, de muretas, da portaria (guarita) e do portão de acesso. O talude também foi reforçado com uma nova contenção.

Já na parte botânica, o Parque recebeu o plantio de 450 árvores, além da implantação de jardins e a instalação de pontos de água para irrigação. Dentre as espécies que embelezam a área estão Ipês (amarelo, branco, roxo), ingás, aroeiras, eritrinas, palmeiras, cássias, angicos, jatobás, jacarandás, pau-mulato, pau-ferro, faveiros, camboatas, açoita, pau Brasil, unha de vaca e canafístula. As crianças também foram pensadas na elaboração do projeto e contarão com uma nova área de diversão e um playground. “Esse é um projeto muito importante para a região e toda a cidade. O Parque Maria do Socorro é uma grande área verde, que foi pensada para ser mais um refúgio climático, além de opção de lazer e cultura. Queremos que a população ocupe esse espaço, sinta-se pertencente a ele e também nos ajude a conservá-lo”, explica o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gelson Leite.

O Parque contará com equipe de capineiros, jardineiros e também segurança 24h. Ainda pensando em garantir mais segurança aos visitantes, foi realizada a manutenção de toda a iluminação do local.

Artistas de BH se unem na produção de mural

O Parque ainda ganhou um grafite bem especial na entrada principal. Vários artistas urbanos de BH se uniram para organizar o Mutirão de Cores pelo Meio Ambiente. O resultado foi uma mistura alegre de cores com imagens e frases educativas sobre como conscientizar as pessoas quanto à importância da preservação do meio ambiente. O trabalho tem curadoria de Ella Proença e Negro F e conta com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Meio Ambiente e Fundações de Cultura e de Parques Municipais e Zoobotânica.

Sobre o Parque

O Parque Municipal Maria do Socorro Moreira foi implantado, pela Prefeitura de Belo Horizonte no ano 2000, como parte de um convênio firmado entre município e o governo federal para cessão de uso temporário do espaço. O termo, assinado em 14 de agosto de 1995, vigorou até julho de 2016, quando o espaço voltou a ser administrado pela Infraero. A implantação do Parque ocorreu em duas etapas: a primeira, entregue em setembro de 2000, incluiu campo de futebol, quadra de futebol de salão e de vôlei e pista de Cooper. A segunda fase foi executada em maio de 2001 e foram construídas quadras poliesportivas, anfiteatro, pista de skate profissional, mini playground e lanchonete.

Quem foi Maria do Socorro Moreira

Maria do Socorro Moreira foi uma ativista da Igreja São Luiz Gonzaga, no Bairro Minas Brasil, que lutou pela transformação da área em um espaço de lazer com a construção do parque. O nome foi dado pela Lei Municipal 8.038/2000, sendo uma homenagem da comunidade do entorno da área e do Movimento Muda Aeroporto.