11 December 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte celebra, nesta quarta-feira (11), a formatura de 585 alunos dos cursos gratuitos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) ofertados por meio do Programa de Inclusão Digital, da Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel).
Entre as turmas a serem certificadas durante a comemoração estão: Empreendedorismo Digital; Informática Básica; Introdução às Novas Tecnologias; Ferramentas para Home Office; Planilha Eletrônica; Informática Aplicada ao Mercado de Trabalho; Pensamento Computacional; Programação Web; Oficina Aprendendo a Usar o Celular e Aplicativos; e Montagem e Manutenção de Computadores.
O Programa de Inclusão Digital conta com 20 cursos que oferecem conteúdo básico e profissionalizante. Também são ofertadas qualificações na modalidade de ensino a distância, no ambiente EaD da PBH, podendo se inscrever todos os interessados maiores de 16 anos, sem restrição de idade máxima.
O evento faz parte da programação preparada para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Digitais, que relembra a importância da garantia da extensão dos direitos humanos para o ambiente virtual, visando à promoção da inclusão e do exercício da cidadania, bem como o fortalecimento da democracia e a construção de uma sociedade mais conectada e justa. A celebração é uma iniciativa da Coalizão de Cidades pelos Direitos Digitais, criada pelas cidades de Amsterdã, Barcelona e Nova Iorque, da qual Belo Horizonte faz parte.
O evento, que contará com a presença do diretor-presidente da Prodabel, Jean Mattos, da diretora de Inclusão Digital da Prodabel, Milla Fernandes, e dos secretários de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Josué Valadão, e de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, celebra o esforço dos alunos dos cursos presenciais realizados no segundo semestre de 2024, bem como o empenho da gestão com a inclusão de toda a população.
“O dia de hoje é um marco importante para todos os presentes, reforçando o compromisso da gestão com a inclusão e a capacitação tecnológica. Ao longo dos anos foram mais de 17 mil certificados emitidos e muito mais que um dado expressivo, isso significa que mais pessoas em nossa cidade estão tendo oportunidades, ampliando seus horizontes a partir da tecnologia. Será uma alegria muito grande poder celebrar a dedicação de cada aluno, afinal são eles que fazem com que o Programa de Inclusão Digital seja um sucesso”, compartilha o diretor-presidente da Prodabel.
Ainda durante o evento, serão oficializadas novas parcerias do Programa de Inclusão Digital, visando à ampliação e aprimoramento do portfólio de cursos ofertados pela iniciativa. Entre as novas colaborações está uma parceria com a Fundação Dom Cabral, visando disponibilizar no ambiente EaD da prefeitura cursos voltados para empreendedorismo e negócios. Também de maneira virtual, em conjunto com a Montreal serão oferecidas qualificações voltadas para temas como criação de currículos, uso do Linkedin, desenvolvimento de soft skills, Javascript, entre outros. Por fim, por meio de parceria com o ChildFund Brasil, crianças e adolescentes, pais e educadores, poderão adquirir mais informações sobre o uso seguro da internet.
Novos Telecentros
Durante o evento, os 16 novos Pontos de Inclusão Digital serão celebrados, além da modernização de outros 40 já existentes na cidade, com substituição de computadores. Belo Horizonte conta com mais de 130 destes espaços ativos em todas as nove regionais.
Ao todo foram disponibilizados à população 206 computadores recondicionados para acesso livre e gratuito ao longo do segundo semestre de 2024, que também poderão ser utilizados nos cursos a serem oferecidos nessas novas instituições parceiras. “Essa entrega é muito importante para a cidade e para toda a região metropolitana, os telecentros somados aos mais de 4.900 pontos de wi-fi gratuito disponibilizados tornam possível garantir mais conectividade para a população. O acesso à internet hoje é essencial, a tecnologia oportuniza o aprendizado, a empregabilidade e o exercício da cidadania”, destaca a diretora de Inclusão Digital da Prodabel, Milla Tangari.
Entre as novas instituições reconhecidas como incentivadoras da inclusão digital, estão:
- Santuário São Paulo da Cruz, na regional Barreiro;
- Associação Comunitária do Bairro Santa Mônica, na regional Venda Nova;
- ONG Mãos Trans e Travestis, na regional Nordeste;
- Instituto Eu Amo Minha Quebrada, na regional Centro-Sul;
- Associação do Bem-Estar Social dos Moradores do Alípio de Melo, na regional Pampulha;
- Associação Lacre do Bem, na regional Nordeste;
- Associação Assistencial Projeto Nova Vida (Associação Margaridas), na cidade de Três Corações;
- Instituto Bacana Demais, na regional Nordeste;
- Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Saúde, na cidade de Lagoa Santa;
- Município de Santo Hipólito;
- Centro Infantil Movimento de Promoção Social (MOPS), na regional Leste;
- Associação Semeando Nova Geração, na cidade de Lagoa Santa;
- Sociedade o Reino em Pessoa, na regional Leste;
- Instituto de Promoção Social e Humana Darcy Ribeiro (Casa de Acolhimento LGBT), na regional Centro-Sul;
- CRAS Vila Maria, na regional Nordeste;
- CRAS Vila Betânia, na regional Oeste.