Pular para o conteúdo principal

Orquídea vermelha com folhas verdes no orquidário do Parque Municipal.
Foto: Divulgação PBH

Orquidário do Parque Municipal será reaberto

criado em - atualizado em

O orquidário do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro da cidade, será reaberto ao público no dia 19 de junho e está de cara nova. O espaço, inaugurado em 1966 dentro do Parque, passou por diversas melhorias no final de 2017 e, para comemorar a entrega do espaço ao público, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), em parceria com a Sociedade Orquidófila de Belo Horizonte (SOBH), oferece variada programação, que se estende até o dia 24.
 

Para revitalizar o espaço, que dispõe cerca de 450 orquídeas de espécies variadas em exposição, foi direcionada às reformas uma medida compensatória no valor aproximado de R$30 mil. Com a intervenção, que fez parte do pacote comemorativo dos 120 anos do Parque e da Cidade em 2017, foram trocados o telhado – com telhas especiais e próprias para filtrar a luz solar -, as portas, as redes elétrica e hidráulica e o sistema de bomba para a cascata, que também passou por impermeabilização.
 

O espaço também recebeu pintura, instalação de novos refletores nas partes interna e externa, um novo bebedouro e portas do tipo blindex para permitir aos usuários do parque uma melhor visualização do local. As intervenções duraram cerca de sete meses, do final de 2017 até abril deste ano.
 

As comemorações de reabertura do Orquidário ao público incluem cursos, oficinas, palestras, feira para venda de plantas e bate-papo sobre as orquídeas. Para os visitantes, o melhor acesso é pelas avenidas Andradas e Ezequiel Dias, mais próximas do local.
 

O orquidário é palco frequente de exposições, cursos e palestras sobre orquídeas, forma correta de manipulação e manuseio das espécies. A Sociedade Orquidófila de BH se reúne no local todas quintas-feiras, às 20h para cursos rápidos, palestras e mostras educativas, sempre com o objetivo de sensibilizar as pessoas para ações de preservação da natureza. Além disso, exposição e vendas de orquídeas são feitas periodicamente no orquidário. O espaço é aberto ao público nesses dias e para participar dos encontros, basta que o interessado entre em contato com a Sociedade Orquidófila de BH pelo e-mail sobh@sobhorquideas.com.br.

 

Parque Municipal

Inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, antes mesmo da nova capital mineira, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Projetado no final do século XIX pela comissão construtora encarregada de planejar cidade, possui grande importância devido as suas riquezas biológica, arquitetônica, cultural e social, de importante tradição histórica.
 

Com área de 182 mil metros quadrados, o parque localiza-se no Hipercentro, região mais adensada da cidade e desempenha relevante papel no equilíbrio entre o processo de urbanização e preservação do meio ambiente.
 

Foi projetado pelo arquiteto paisagista Paul Villon que utilizou no paisagismo espécies nativas e exóticas, e forma hoje um ecossistema representativo com árvores centenárias e ampla diversidade de espécies. As ruas do Parque são chamadas de Alamedas por possuírem árvores de ambos os lados.
 

Possui flora diversificada, com árvores e plantas ornamentais fornecedores de néctar e frutos para borboletas, mariposas, aves e outros animais, podendo ser considerado um importante refúgio para a fauna.
 

É uma das áreas de preservação mais visitadas de Belo Horizonte devido a sua localização, beleza natural, monumentos históricos, equipamentos esportivos e opções de lazer como brinquedos, barquinhos a remos, animais de montaria e eventos.

 


Horário de funcionamento: das 6h às 18h, de terça-feira a domingo.

Localização: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro.

Informações: 3277-4161.

Entrada gratuita.

 

Confira a programação:

 

DATA

HORA

ATIVIDADE

19/6 - 3ª feira

9h às 16h

- Abertura da Semana do Orquidófilo.

- Visitação pública à Exposição de Orquídeas

- Feira de orquídeas

 

20/6 - 4ª feira

9h às 16h

- Visitação pública à Exposição de orquídeas

- Feira de orquídeas

21/6 - 5ª feira

9h às 16h

- Visitação pública à Exposição de Orquídeas

- Feira de orquídeas

22/6 - 6ª feira

9h às 16h

Dia do Orquidófilo

- Visitação pública à Exposição de Orquídeas

- Feira de orquídeas

23/6 - SÁBADO

9h às 16h

- Visitação pública à Exposição de Orquídeas

- Feira de orquídeas

10h

- Apresentação da AME-MINAS sobre abelhas melíponas;

- Oficina “Abelhas Melíponas” (em rente ao orquidário)

11h

e

15h

- Oficina “Cultivo doméstico de orquídeas” (no orquidário)

 

24/6 - DOMINGO

9h

- Breve Solenidade de Entrega da obra de reforma do Orquidário, com a Presença do Sr Paulo Lamac, Vice-prefeito de Belo Horizonte

- Visita de autoridades às instalações

 

10h

- Apresentação da AME-MINAS sobre abelhas melíponas;

- Oficina “Abelhas Melíponas” (em frente ao orquidário).

11h

- Oficina “Cultivo doméstico de orquídeas” (no orquidário).

9h às 16h

- Visitação pública à Exposição de Orquídeas

- Feira de orquídeas