Pular para o conteúdo principal

Artistas tocando instrumentos no viaduto Santa Tereza
Foto: Mariane Botelho

FIT BH promove rodada de negócios entre artistas, programadores e curadores

criado em - atualizado em

Nesta quarta (9) e quinta-feira (10), a 15ª edição do FIT BH (Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte) possibilitará o encontro entre artistas, grupos de teatro e coletivos com os principais curadores e programadores de importantes festivais, instituições e eventos de artes cênicas do Brasil. Este momento representa a oportunidade para que as produções possam garantir a circulação pelo país e a manutenção dos espetáculos e trabalhos de pesquisa.

 

Entre os convidados para esta ação estão nomes como os de Alaor Rosa (Cena Contemporânea, de Brasília), Alessandra Perrechil (Sesc SP), Carol Fescina (Sesc MG), Celso Curi (FIT / Recife - Reside), Claudia Echenique (Santiago a Mil, Chile), Fernando Zugno (MIAC Brasil), Giovana Soar (Festival de Curitiba), Guilherme Marques (MITsp), Luis Alonso-Aude (Filte, Bahia), Ana Carolina Avila (Bienal de Dança de Bogotá) e Filipe Maciel (pesquisador e programador).

 

A Rodada de Negócios é importante para que os programadores convidados e os grupos de Belo Horizonte estabeleçam uma ponte na perspectiva de visão futura, gerando oportunidades no circuito de apresentações. “Entendemos que esse é um importante legado que o FIT deixa para a cidade, para os artistas e produtores. Este encontro é um momento também de formar pontes de networking. Enquanto os grupos apresentam seus trabalhos, os curadores têm a oportunidade de apresentar as linhas curatoriais fazendo com que os contatos futuros também sejam mais direcionados. É extremamente relevante o Festival assumir esse papel de conexão entre grupos de Belo Horizonte e outros Festivais, tanto na cena nacional, como na internacional’, ressalta a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras.