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Contribuições sobre a Consulta Pública nº 001/2023

INSTRUÇÕES GERAIS


Este Fórum é destinado ao recebimento de contribuições pertinentes ao projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, para a Av. Augusto de Lima, entre Av. do Contorno e Rua Rio Grande do Sul.

Abaixo seguem orientações gerais para participação e contribuição:

  • Clique aqui para acessar os documentos.
     
  • Observação: Para registrar sua contribuição basta preencher as informações requeridas ao final da página em "Comentar", informando seus dados e inserir em "Assunto" e "Comentário" o título e o conteúdo, respectivamente, da sua contribuição ao assunto tratado na Consulta Pública.
     

▶ Em resposta a mensagens recebidas via fórum participativo, a BHTRANS esclarece que:


As Políticas Nacional e Municipal de Mobilidade Urbana estabelecem por meio de legislações específicas a inversão de prioridade dos modos motorizados sobre os modos não motorizados de transporte, isto é, do veículo particular sobre os modos coletivos e públicos (ônibus), ciclistas e pessoas.

A Prefeitura de Belo Horizonte tem como uma de suas diretrizes para a melhoria da mobilidade urbana a implantação de ações para a Priorização do Transporte Coletivo. Nesta etapa foram avaliados e estudados mais de 70 km de vias e corredores onde as frequências de ônibus são as mais representativas em todas as regiões da cidade e que geram atrasos em suas viagens, inclusive a Av. Augusto de Lima. Esta via está inserida no Plano Cicloviário e no Plano Diretor de Belo Horizonte e para atender a legislação vigente (anexo X da Lei 11.181/2019), este trecho da referida avenida foi contemplado com a implantação de espaço para estes modais.


Para a inserção dos espaços necessários para a circulação com prioridade para os ônibus e os ciclistas, diminuindo ao máximo os impactos na demanda de estacionamento e na capacidade viária, optou-se pela regulamentação da Faixa Exclusiva somente entre as 6:00 e 9:00, horário do pico da manhã, onde há o maior empenho da frota na Capital e fora do horário comercial.


No restante do dia, os ônibus passam a transitar nas faixas de rolamento mistas e o estacionamento à direita da via fica liberado conforme a regulamentação atual, com alguns ajustes para a melhoria do conforto e segurança das áreas de atravessamento de pedestres.


Há de ressaltar que além da frequência, não é considerada apenas a via, no caso a Avenida Augusto de Lima e sim o somatório das vias que fazem a mesma função neste trecho. Somando-se as 5 faixas de rolamento existentes na Av. do Contorno às 3 da Augusto de Lima,
totalizando 8 faixas para a circulação em geral, no sentido Bairro/Centro, após a implantação serão disponibilizadas 6 faixas para a circulação do tráfego misto, o que corresponde a 75% da capacidade viária das duas vias.


Foram projetados os alargamentos dos canteiros centrais em frente das faixas de travessia e adequação dos rebaixos, implantação de novas travessias de pedestres como nas esquinas das ruas Juiz de Fora, Tenente Brito Melo e Avenida Barbacena e readequação das demais travessias existentes. Nas pistas contrárias ao da instalação da ciclovia os usos para estacionamento não terão restrição de horário e a implantação da ciclovia na pista em direção ao Prado entre as ruas Paracatu e Ouro Preto foi necessária para preservar o movimento de conversão à esquerda da Avenida para a Rua Ouro Preto em direção ao Centro.


Durante as chuvas, foi identificada a necessidade de refazer a abertura para a passagem de água através de canaleta no canteiro central em frente da Rua Mato Grosso e a empreiteira já foi acionada para a devida adequação.

 

Gostaria de parabenizar pelo projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, para a Av. Augusto de Lima, entre Av. do Contorno e Rua Rio Grande do Sul. Com a criação da faixa exclusiva para o transporte coletivo, vindo a beneficiar os usuários do transporte publico de Belo Horizonte, onde irá reduzir o tempo médio das viagens.
E futuramente o projeto deveria ser abrangido por outras vias da cidade, que passa pelos mesmos problemas do Trecho da Obra.

è de grande importância para a qualidade de vida da cidade a implantação de faixas exclusivas em todas as vias com volume significativo de ônibus como a Av. Augusto de Lima. O planeta também agradece

CDL/BH como representante dos comerciantes locais e de toda Belo Horizonte, apresenta para essa valorosa discussão alguns aspectos relacionados a efeitos não planejados para o projeto de intervenção que conforme experiência empírica e relato de nossos associados poderá gerar prejuízos no local.

O projeto de intervenções com obras e mudanças de faixas, que faz parte do Centro de Todo Mundo, projeto que entre outros aspectos prevê o readensamento da região central de Belo Horizonte com o aumento de circulação de pessoas, apresenta alguns pontos que podem dificultar e desestimular a circulação.

- A criação de faixa preferencial para ônibus (mesmo que em período restrito do dia) irá fazer com que todo o fluxo de carros seja feito em apenas duas faixas;
- Os pontos de taxi, estacionamentos rotativos e acessos aos comércios e prédios localizados na faixa próxima à calçada, ficarão prejudicados em função da faixa exclusiva.
- A pista de rolagem já teve o espaço reduzido em função da ciclovia implantada anteriormente.
- Os locais de carga e descarga em frente aos comércios tem por tradição realizar esses procedimentos no início da manhã, horário proposto no projeto para criação do corredor exclusivo/preferencial de ônibus.
- O padrão de deslocamento dos moradores, comerciantes e trabalhadores da região, depende pouco das 7 linhas de ônibus que passam por lá, dessa forma não vislumbram benefícios imediatos em priorizar esses ônibus.

Corredor de ônibus nessa região será um desastre. Para o comércio, para os.moradores, para os autônomos, etc.
É só pegarmos os exemplos da av. Pedro II, Santos Dumont, Paraná, algumas vias na Savassi, etc.
Prejudica estacionamento, pontos de táxi, carga e descarga, entregas

Bom Dia .Sou contra este projeto junto à AvAuguro de Lima e R Rio G Do Dul para exclusividade de trânsito de ônibus em horários de Pico ,pois irá atrapalhar o comércio virando um corredor de passagem

Boa tarde. Tendo em vista que em todas as avenidas que implantaram essa obra, prejudicou extremamente o comércio, e tendo em vista que os prédios construídos na região, são prédio muito antigos , que contém poucas vagas, o que prejudica a parada dos veículos. Mesmo dizendo o texto que não afetará, que é uma controvérsia porque em todo lugar que colocaram isso, não se pode parar, inclusive da muita se caso andemos de carro nessa faixa. Não tem sentido nenhum essa obra. Não tem muitas linhas de ônibus, não faz parte do centro da cidade. Ambulâncias são frequentes na via, entregas de mercadorias aos comerciantes e moradores. E o pior, a perda de duas faixas numa avenida importante que liga a lugares importantes, devido a ciclovia que já implantaram sem pesquisar os moradores e comerciantes!!
Vão destruir uma avenida que até tinha um espaço bom, mas mesmo assim já havia engarrafamento em horários de pico, imagina agora.. meu Deus. Não podendo esquecer , que o BARRO PRETO, não é centrobda cidade e sim um POLO DA MODA conhecido nacionalmente.

Este é um bairro antigo e tradicional de BH onde muitos prédios não tem garagens , tem muitos idosos que moram neles , tem comércios que seriam afetados onde são a única fonte de renda de muitos moradores . Tem hospitais na Augusto de lima , este local não tem muitos estacionamentos então a rua é o único ponto de embarque e desembarque de pessoas . O fluxo de ônibus nesta região não é tão alto a ponto de necessitar desta faixa . Tem muitas outras melhorias a serem feitas em Belo Horizonte, deveriam investir essa verba melhor . Obrigado

Não há necessidade
Sejam mais solidários aos idosos e comerciantes desta avenida. Querem matar pessoas de fome ?
Querem acidentes de trânsito frequentemente ?

Sou morador do Barro Preto e venho por meio desta me manifestar totalmente contra a criação de uma faixa exclusiva de ônibus na Av. Augusto de Lima. Totalmente desnecessária e ao contrário, será prejudicial ao bairro e ao fluxo de pedestres e veículos.

Boa tarde! Venho expressar minha opinião contrária a faixa exclusiva de ônibus na Av Augusto de Lima barro preto.O prédios antigos, não possuem nenhum estacionamento e o bairro além de ser comercial necessita de vagas disponíveis para Rotativo. Outra situação é que não trafega o número de linhas de ônibus suficiente na Av Augusto de Lima que justifica a implantação desta faixa .Será uma obra totalmente desnecessária e prejudicial para o comércio e moradores local.

Sou absolutamente contrária a faixa exclusiva para ônibus,porque não vejo necessidade da mesma. Visto quê no trecho da Augusto de Lima compreendido entre a Av Barbacena e Praça Raul Soares trafegam apenas 12 linhas no lado esquerdo da avenida (números ímpares) mesmo do lado direito,onde além dessas trafegam linhas não gerenciadas pela BHTRANS e o intervalo entre os ônibus nunca é inferior a dois minutos.Além de prejudicar demais os moradores, visitantes e comerciantes e fornecedores do nosso bairro.

Não vejo necessidade alguma de faixa exclusiva do nosso bairro, além do número baixo de linhas que passam,elas sempre tem uma média de intervalo de 2 minutos entre um a outro ônibus. Para o bairro é muito mais importante o aumento de rotativos e carga e descarga,sabendo que o bairro é antigo e seus edifícios comerciais e residenciais não possuem garagem. Nós não enxergamos com bons olhos essa faixa de ônibus, só serviria para prejudicar o nosso comércio e moradores.

Sou extremamente contra a implantação de faixa exclusiva para onibus na Av. AUGUSTO DE LIMA visto que a implantação não é necessária e será prejudicial ao comércio da região.

A pista não irá beneficiar ninguém visto que não há necessidade no transito pr esta pista e só traz malefícios aos moradores que perden suas vagas, pois a maioria dos prédios não possuem garagens, irão perder a pista onde vans escolares, ambulâncias, taxistas e aplicativos param e ainda prejudica os comerciantes nas suas demandas de recebimento de mercadorias e de falta d vagas para os clientes. Nunca se fez necessário uma mudança dessa no Barro Preto. Há outras prioridades para o bairro .

Não faz nenhum sentido essa intervenção. O horário especificado não tem trânsito (principalmente de ônibus) considerável na avenida que justifique. A Avenida já perdeu uma faixa com a implantação da ciclovia. Caso implemente essa via exclusiva terá apenas uma faixa de trânsito livre, o que irá ocasionar em congestionamento. É uma região carente de vagas de estacionamento. A faixa exclusiva para ônibus trará mais inconvenientes e prejudicará mais o trânsito.

Discordo com o absurdo projeto de criação de uma via exclusiva de ônibus na Av Augusto de Lima. O dano será enorme para o comércio, turismo e moradia. O projeto é injustificável e avaliação técnica sem justa avaliação.

Sou contra a projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo, para a Av. Augusto de Lima, entre Av. do Contorno e Rua Rio Grande do Sul pois vai atrapalhar aos moradores e comerciantes da região.

Boa tarde!
Visando a melhoria e fluidez dos ônibus das linhas municipais na Av. Augusto de Lima, entre Av. do Contorno e Rua Rio Grande do Sul, vimos contribuir com as seguintes priorizações:

Necessidade de programação do tempo dos semáforos para melhorar a fluidez dos ônibus nas vias com tempo mais prolongado e onda verde) .
Ampliação do horário da faixa exclusiva de ônibus entre as 06h às 19h. Na impossibilidade ampliação entre as 06h às 9h e 15h às 19h.
Proibição de estacionamento nos dois sentidos da via em estudo entre 06h às 19h.

No cruzamento da Av Augusto de Lima, usando como referência os pontos REB.04 e REB.16, ficou ruim para o pedestre atravessar do calçada do REB.04 para a calçada do REB.16, pois mudaram o tempo do sinal e ele tem que ficar no canteiro central da avenida esperando o tempo do sinal.

Sou contra a construção da via exclusiva para ônibus na Avenida Augusto de Lima, Barro preto, devido aos seguintes aspectos:

1 - Existem poucas vagas para estacionamento para lojistas, clientes, moradores e familiares que visitam a região. Com o advento da via exclusiva, a restrição vai aumentar.

2 - Precisamos de mais vagas de carga e descarga para formentar o comércio local.

3 - A demanda de ônibus não é tão grande que seja necessária uma via exclusiva.

4 - Caso essa via seja aprovada, o comércio vai mudar de perfil, assim como ocorreu com a avenida Paraná.

5 - Boa parte da populução do bairro é idosa. Como já são poucas vagas, ficará dificil parar os carros para visitar os parentes e até mesmo ambulancias,

Venho aqui declarar minha contrariedade a respeito da implantação da faixa exclusiva para ônibus na Av. Augusto de Lima, entre as ruas Rio Grande do Sul e Contorno. No bairro somos carentes de locais para estacionar, locais para carga e descarga e precisamos dos serviços prestados pelos taxistas da região e, retirar o local para trânsito de ônibus exclusivo vai contra ao que hoje já funciona e não afeta em nada a circulação dos ônibus.
Ressalto que somos um comércio que está instalado no bairro a 40 anos e nunca a autarquia fez qualquer consulta a respeito dos interesses dos comerciantes (e moradores) do bairro.
O Barro Preto carece de tantas melhorias estruturais que são prioritárias às que tem sido realizadas mas todas melhorias são impostas e nunca apresentadas à população.
Mais uma vez venho falar que a retirada das vagas e pontos de taxi pode vir a contribuir para um comércio que já sofre mas vem vencendo tantas adversidades que nosso país já tem.

Sou contra pelos seguintes motivos:
Haverá um estreitamento grande da(s) via(s) de fluxo e parada/estacionamento paralelo às calçadas, uma vez que a maioria dos moradores, comerciantes, empresários necessitam de vagas, já
q a maioria dos prédios existentes no bairro são antigos e não possuem garagem, além da carga e descarga para os lojistas. Lembro que na Avenida Pedro II a partir do momento da implantação da faixa exclusiva, teve o seu comercio(Pequenos comerciantes, lojistas) deteriorado. Sobrevivência apenas dos grandes. Como sugestão; pq ao invés de uma faixa na avenida, termos ruas com fluxo de ônibus "Rua dos Goitacazes desde a Av amazonas(Sentido do bairro) e a Rua dos Guajajaras desde aavenida do Contorno sentido centro. Ou vice versa, pois acho q diminuiria os gargalos principalmente horário de pico pela manha e à tarde criados por veículos e onibus na mesma via.

Não tem demanda para tanto ônibus, onde os moradores iram colocar seus veículos já quê não temos tantas vagas de garagem?
O comércio vai morrer e parece quê é isso quê vcs querem.
Não a faixa exclusiva.

A Av. Augusto dr Lima, a principal do Barro Preto, precisa de escoamento rápido, vagas para estacionar ajudando o comércio local. O que a PBH fez. Criou uma ciclovia 100% desnecessária e que não é nem será utilizada. em vários pontos "alargou" os passeios que já eram suficientes, instalou mais semáforos para retardar ainda mais o trânsito de veículos. Criar a faixa exclusiva para ônibus será o último prego do caixão. Não sei a quem interessa esta intervenção. A comunidade do Barro Preto não está interessada. Não quer

Comerciantes e população local não foram consultados. O trânsito e a circulação na Augusto de Lima já foram prejudicados com a criação da ciclovia.
A avenida não tem necessidade de uma faixa exclusiva de ônibus, uma vez que no cenário atual o fluxo de ônibus é satisfatório. A criação dessa faixa implicaria em prejuízo a fluidez do trânsito e estacionamento para usuários e comerciantes da região

A avenida augusto de lima nao tem transito que justifique a implementaçao de uma via exclusiva. O comercio sera muito prejudicado.