Pular para o conteúdo principal

Peixes em aquário
Foto: Daniel Alves

Visita Noturna ao Aquário do Rio São Francisco comemora Dia do Meio Ambiente

criado em - atualizado em


Para marcar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, na próxima quarta-feira, dia 5, a Prefeitura, por meio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, irá realizar mais uma edição do projeto “Uma Noite no Aquário”. Dessa vez, o tema será o “Dia do Meio Ambiente e Dia da Defesa do Velho Chico”. Visita noturna aos 22 tanques que compõem o aquário temático da Bacia do Rio São Francisco, o projeto oferece uma oportunidade de ver o local com um olhar diferente e conhecer as espécies de peixes que possuem hábitos noturnos. Entre eles, o destaque é o surubim, um dos maiores peixes de água doce do Brasil.


Durante a visita, é realizada a atividade “O outro lado do aquário”, em que são mostrados os bastidores e as formas de cuidados dedicados aos mais de três mil peixes do local, além do trabalho em prol da conservação dos peixes, especialmente das espécies ameaçadas de extinção. Na programação, está prevista ainda “Gincana do Aquário”, um jogo de perguntas e respostas sobre as espécies de peixes presentes no Aquário, em que são destacadas as ameaças que o Rio São Francisco vem sofrendo.


Essa edição do projeto conta com o apoio da equipe do Laboratório de Ecologia de Peixes da UFMG e vai incluir a dinâmica “Conhecendo os pequenos habitantes dos riachos”, em que serão apresentados os pequenos peixes e a importância da sua conservação. Essas questões serão tratadas em um bate-papo, exposição de imagens e com uma atividade prática, com uso de lupas e exemplares de peixes conservados em álcool, em que os visitantes vão poder saber mais sobre o comportamento e as estruturas morfológicas de peixes de riachos.


O Aquário, localizado dentro do Zoológico de BH, é o maior entre os temáticos do Brasil e destaca várias riquezas culturais do “Velho Chico”, como é conhecido o Rio São Francisco, um dos mais importantes do país. Entre as 60 espécies de peixes que o visitante poderá conhecer de perto estão dourados, curimatãs, matrinxãs, piaus, pacamãs, cascudos, lambaris, mandis, piranhas, pacus, curimbas, piabas, surubins e pirambebas.  Além das nativas, o visitante também poderá conhecer espécies exóticas como a carpa, a tilápia, o pacu-caranha e o tamboatá.


O acesso à visita noturna deve ser feito exclusivamente pela avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha. É obrigatória a apresentação de cartão de vacinação comprovando a imunização contra febre amarela (vacina tomada há no mínimo dez dias), juntamente com documento original de identificação pessoal de todos os visitantes. Não há limite de vagas e não há necessidade de agendamento prévio.

 

Visita Noturna ao Aquário do Rio São Francisco

Data: 5/6

Horário: 18h à 21h

Local: entrada exclusivamente pela avenida Antônio Francisco Lisboa, 450, Pampulha

O valor dos ingressos pode ser consultado aqui.

 

Pessoas observam peixes em aquário