11 December 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu, nessa terça-feira (10), o Prêmio José Costa 2024, na Categoria Qualidade da Cidadania, pelo trabalho realizado no Programa Estamos Juntos. Concedido pelo jornal Diário do Comércio, em parceria com a Fundação Dom Cabral, a premiação está na 9ª edição e teve o tema “Colaboração: dando a palavra ao futuro”.
Além do reconhecimento ao Programa Estamos Juntos, a premiação destacou os temas Ambiental; Cultura e Educação; Democracia; Inovação e Produção Tecnológica; Qualidade de Vida; Geração e Distribuição de Riquezas; Produção Responsável e Competitividade; Personalidade 2024 (Liderança Responsável); Promotor do Futuro; e Homenagem Especial.
Representaram a PBH na solenidade o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria, e o subsecretário de Trabalho e Emprego, Luiz Fonseca.
“O Programa Estamos Juntos representa para os participantes a oportunidade de um recomeço. É a oportunidade de retomar a trajetória de vida por meio da inserção produtiva, com dignidade. O sucesso do programa, reconhecido por esse prêmio, é resultado da coragem e força dos participantes, do importante apoio das secretarias que abrem oportunidades de experiência de trabalho dentro da Prefeitura e das empresas parceiras que estão contratando as pessoas. Para o próximo ano o programa será ampliado e aperfeiçoado e certamente entregará resultados melhores ainda para a população”, destacou Adriano Faria.
O Programa Estamos Juntos foi criado pela PBH em 2019 para promover a inclusão produtiva da população em situação de rua ou com trajetória de vida nas ruas.
Executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e a Companhia Urbanizadora e Habitação (URBEL), o programa desenvolve capacitação dos participantes durante seis meses, com formação socioprofissional e frentes de trabalho. E os alunos recebem uma bolsa auxílio de R$ 540.
Até novembro deste ano, o Estamos Juntos já formou 760 pessoas na capacitação socioprofissional, que passaram a integrar um banco de talentos para encaminhamento às frentes de trabalho nos órgãos da PBH e contratações por empresas parceiras. A previsão da Prefeitura é que o programa qualifique 1 mil pessoas. Até o momento, foram feitos 798 encaminhamentos às frentes de trabalho da PBH e 194 pessoas estão ativas no setor. Mais 115 foram contratadas no mercado formal de trabalho. E uma pessoa realiza serviços autônomos de pinturas e reformas.