Pular para o conteúdo principal

Duas cozinheiras servem tira-gostos em uma banca de feira.
Foto: Márcio KIlson-Femicro

Prefeitura promove acesso a microcrédito produtivo orientado

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e o Banco do Brasil assinam às 14h30, desta quarta-feira, dia 6, na sede da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1.212, auditório 1, 1º andar), convênio para promover o acesso de pequenos empreendedores ao Microcrédito Produtivo Orientado. Além de crédito em condições facilitadas, os empreendedores receberão orientação financeira para a adequada aplicação dos recursos.

 

A iniciativa vai atuar em parceria com o projeto BH Negócios, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de apoiar o empreendedorismo por meio da capacitação e incentivo à formalização de empreendedores individuais, micros e pequenos empresários em territórios de vulnerabilidade social. Atualmente, o projeto está em execução nas regionais Barreiro, Centro-Sul, Leste, e Venda Nova da capital e é realizado em parceria com a Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado de Minas Gerais (Femicro) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

O Microcrédito Produtivo Orientado visa atender à população de baixa renda e pequenos empreendedores com o objetivo de incentivar o crescimento e o fortalecimento dos negócios, gerando emprego e renda. O valor dos empréstimos varia de R$ 1 mil a R$ 15 mil, com taxas de abertura de crédito e de juros anuais mais baixas que as praticadas no mercado, oferecendo orientações prévias e acompanhamento adequado aos tomadores.

 

O plano de trabalho do convênio firmado entre a PBH e o Banco do Brasil prevê o levantamento socioeconômico e conhecimento da atividade desenvolvida; análise da capacidade de pagamento do empreendimento; e auxílio ao cliente na identificação da necessidade de crédito para expansão dos negócios. Também haverá uma comissão de acompanhamento, composta por representantes das entidades envolvidas. Estas medidas têm em vista zelar pelo serviço prestado, em particular, a oferta de crédito com responsabilidade e respeito à capacidade de pagamento dos tomadores.

 

Programação

- Abertura e solenidade de assinatura do convênio

- A partir das 15h:

  • Palestra sobre o programa de Microcrédito Produtivo Orientado – Banco do Brasil
  • Palestra sobre o projeto BH Negócios – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

 

 

Serviço

Assinatura de convênio entre a PBH e o Banco do Brasil para promover o acesso ao Microcrédito Produtivo Orientado

Data: dia 6 de dezembro, às 14h30

Local: Prefeitura de Belo Horizonte - Av. Afonso Pena, 1212, 1º andar, auditório 1.