Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Belo Horizonte inicia cursos de salgadeiro e produção de marmitex
Divulgação/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte inicia cursos de salgadeiro e produção de marmitex

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte proporciona mais uma oportunidade de formação no setor de gastronomia à população da cidade. Nesta segunda-feira (20), começa no Centro de Referência em Segurança Alimentar - CRESAN Mercado da Lagoinha (Av. Antônio Carlos, 821 - Lagoinha), os cursos gratuitos de salgadeira, comida de marmitex e culinária vegetariana e vegana. As oportunidades fazem parte das Trilhas da Gastronomia do Programa Valorização da Gastronomia articulada à Agroecologia. Os 90 participantes vão expandir os conhecimentos no setor alimentício, abrindo possibilidades para a empregabilidade e a geração de renda.

Esta edição encerra as ofertas dos cursos das Trilhas Gastronômicas deste ano, totalizando 26 formações, com a emissão de mais de 500 certificações que somaram às estratégias de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e qualificação profissional. O programa é uma das políticas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. Todos os cursos geram certificado para os alunos após a aprovação.

As pessoas participantes têm à disposição um ambiente de cozinha industrial, com maquinários que proporcionam a realização de aulas interativas e teóricas. Alinhados à aprendizagem prática, o conteúdo possibilita aos alunos o conhecimento específico sobre os tipos e montagem dos cardápios, tempo de preparo dos alimentos com técnicas que priorizem o sabor, cor e textura, processos de preparo para o consumo, planejamento e organização do transporte, recebimento, armazenamento e conservação dos alimentos, além de conhecimento sobre técnicas gastronômicas. A formação de culinária vegetariana e vegana é oferecida em parceria com a Alimentação Consciente Brasil e Humane Society International.

Além das disciplinas específicas de cada curso, são ministrados os módulos sobre boas práticas na manipulação de alimentos, gestão financeira, cálculo na ficha técnica e relações humanas para o mundo do trabalho, além de rodas de conversa e oficinas sobre marketing e criação, cotidiano, rotinas e desafios do trabalho em restaurantes, padarias, bares e comércios similares.

Formações Inclusivas

O Programa Valorizar a Gastronomia articulada à Agroecologia atende pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, encaminhadas por órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte, tais como: pessoas residentes do território da Lagoinha - encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social do território (CRAS Vila Senhor dos Passos & CRAS Pedreira Prado Lopes); pessoas LGBT+, especialmente, travestis e transexuais - encaminhadas pelo Centro de Referência LGBT; mulheres em situação de violência doméstica - encaminhadas pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher Benvinda; pessoas em situação de rua - encaminhadas pelos Centros de Referência para a População em Situação de Rua e Unidades de Acolhimento Institucional, entre outros. Além do público prioritário, neste ano as vagas foram ampliadas para o público em geral, desde que residente em Belo Horizonte.

Os cursos de qualificação profissional estão distribuídos em três Trilhas Gastronômicas - Trilhas da Panificação, Comida Mineira e Belo-horizontina e Confeitaria, e uma trilha de formação em Agroecologia. Os alunos são incentivados a percorrerem toda a trilha, conforme interesse e disponibilidade.