Pular para o conteúdo principal

PBH participa de Conferência Internacional de Homeopatia na Agricultura
Divulgação/PBH

PBH participa de Conferência Internacional de Homeopatia na Agricultura

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) participa, nesta segunda (4) e terça-feira (5), da I Conferência Internacional de Agricultura Homeopatia e Ambiente e do II Simpósio de Agrohomeopatia. Os eventos, que ocorrem de forma remota e reúnem especialistas de diferentes países em torno de temáticas relacionadas à implementação da homeopatia numa abordagem integrativa nos diferentes sistemas vivos, em especial, nas práticas agrícolas em áreas rurais e urbanas.

A agrônoma do Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) Marina Portugal Torres, integra, representando a PBH, a mesa redonda com a temática “Homeopatia na paisagem e jardins”. Na ocasião, será apresentado o projeto do Jardim Homeopático Agroecológico. Esse projeto prevê a criação de um jardim, na área de visitação do Jardim Botânico, que irá despertar nos visitantes a consciência e o conhecimento da importância do papel da homeopatia nos meios urbanos e rurais. Desde 2003, o Jardim Botânico desenvolve pesquisas e projetos com o uso de preparados homeopáticos em plantas e no ambiente, especialmente em tratamentos fitossanitários (controle de pragas e doenças).

A conferência é aberta à participação do público pela plataforma Zoom e conta com a organização da Comissão Europeia de Homeopatia, além da Associação Brasileira de Homeopatia na Agricultura e Ambiente (Abhama). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas on-line.

Sobre o projeto do Jardim Homeopático Agroecológico no Jardim Botânico

Como forma de divulgar a ciência da homeopatia e os benefícios que sistemas alternativos de produção promovem na saúde e ambiente, no ano de 2005 começou a ser desenvolvida na FPMZB a ideia do projeto Jardim Homeopático ou Jardim de Hahnemann. Trata-se de uma concepção paisagística com a representação das plantas, dos animais (em forma de esculturas) e dos minerais utilizados no preparo de medicamentos homeopáticos, mostrando aos visitantes o papel da homeopatia, sua inserção na agroecologia e produção orgânica, ressaltando a importância desses sistemas de produção na conservação da biodiversidade e preservação ambiental.

Com o advento da pandemia do Covid-19, houve um aumento da preocupação de todos com questões relacionadas à saúde, à segurança alimentar e nutricional, produção de alimentos saudáveis e de fácil acesso. Com esse novo panorama, o projeto foi revisitado e atualizado, resultando no “Jardim Homeopático Agroecológico”. A área do projeto original, de quase 1.700 m2, ganhou um anexo com cerca de 350 m2 na área de visitação do Jardim Botânico.

A nova proposta, que mantém a concepção original, busca representar uma tendência mundial de se ter um jardim artístico e ecológico onde as plantas se destacam não apenas no seu aspecto ornamental, mas como elas podem ser úteis e funcionais para o ecossistema local. Além da adoção de diferentes práticas agroecológicas, como rotação e consorciação de culturas, adubação orgânica e adubação verde, pretende-se, ainda, valorizar as mulheres do campo e seu papel no cultivo e manutenção de variedades crioulas e espécies locais. Além disso, há a representação de culturas diversas como milho, feijão, café e outras hortaliças, incluindo as não convencionais e plantas medicinais.

A predominância será das plantas utilizadas no preparo de medicamentos homeopáticos. Mas nem só de plantas são feitos esses medicamentos. Assim, os animais como sapo, cobra e abelha, dentre outros, estarão dispostos em destaque, através de esculturas estilizadas. Já os minerais, estarão representados em um Jardim Mineral. Elementos como quiosques, pergolados e bancos conferem um convite à contemplação. O projeto de sinalização, com placas contendo logomarca alusiva à homeopatia, prevê a inserção de informações expandidas e atualizáveis na internet, através de QR code, com conteúdo que incentivem o uso da homeopatia em plantas e no ambiente como ferramenta legalmente permissível, econômica, não poluente, que contempla o aspecto social e respeita o meio ambiente. Como resultado, a cidade e os campos terão jardins harmônicos, equilibrados e homeopatizados.

Apoiadores da I Conferência Internacional na Agricultura e Ambiente/ II Simpósio de Agrohomeopatia:

- Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia);

- Cima Sul Homeopatia & Agroecologia;

- Considera Developing Agriculture (GB);

- Coventry University (GB);

- EMATER-RS/ASCAR;

- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI);

- Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná);

- Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IFSMG);

- Prefeitura de Belo Horizonte/Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (PBH- FPMZB);

- Universidad Candegabe (ES);

- Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC);

- Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC/PPGAS);

- Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Erechim);

- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).