Pular para o conteúdo principal

PBH compartilha resultados do projeto de aprendizagem em parceria com a Eureka
Foto: Divulgação

PBH compartilha resultados do projeto de aprendizagem em parceria com a Eureka

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (Smed-BH) reuniu nesta terça-feira (28), cerca de 360 educadores da rede pública de ensino para compartilhar os resultados do projeto Recomposição das Aprendizagens, iniciativa da Secretaria com o Grupo Eureka. O evento foi realizado no Auditório Paulo Freire, na sede da Secretaria Municipal de Educação.

A recomposição das aprendizagens é uma das estratégias pedagógicas implementadas para lidar com os desafios de aprendizagem da educação básica brasileira, agravados pela pandemia da Covid-19. A recomposição na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte foi estruturada por meio de uma trilha formativa composta por ações presenciais e online e por um conjunto de estratégias pedagógicas, que envolve a oferta de materiais físicos e digitais para uso de estudantes e de professores. 

“Estamos ainda enfrentando um desafio muito grande da recomposição do aprendizado principalmente no pós pandemia. Sabemos que (o desafio) não é só do aprendizado, mas questões emocionais e não apenas das crianças, nossa também”, afirmou a secretária de Educação de Belo Horizonte, Roberta Rodrigues Martins Vieira na abertura do evento. 

“Temos esse desafio de nos fortalecer e buscarmos materialidade que possa favorecer os estudantes lá na ponta para que a gente consiga alcançar o aluno com toda a diversidade que ele traz para dentro de sala de aula”, acrescentou a secretária. 

Para o professor Marco Saliba, fundador do Grupo Eureka a recomposição é um desafio nacional e só será superado se algo for feito nos dias de hoje. “A recomposição é um desafio nacional, pois somente assim avançaremos em equidade, uma questão tão importante na educação no país. A gente celebra esse encerramento do projeto em BH na certeza de que esses profissionais poderão dar continuidade a todos esses aprendizados nos próximos anos, e, desta forma, a gente conseguirá avaliar o progresso desses alunos”, afirma o educador. 

A professora Gerusa Alves, da Escola Municipal Joaquim dos Santos, adotou os livros da coleção Reforço Brasil, a plataforma da Eureka e as estratégias pedagógicas, vivenciadas durante a trilha formativa, ao longo de 2023, e percebeu como o material ajudou a elevar a autoestima e a autonomia dos estudantes. “O livro do 5º ano, por exemplo, contempla desde as primeiras habilidades do Ensino Fundamental. Quando os alunos recebem esse livro, começam a ter certa autonomia, porque conseguem fazer sozinhos”, celebra. 

O evento de encerramento contou com uma palestra do Prof. Dr. Ulisses Ferreira de Araújo (EACH-USP) sobre “Educação Inovadora e Práticas Pedagógicas”, além disso foram apresentados os resultados gerais do projeto e das práticas pedagógicas de professores com os materiais desenvolvidos pela Eureka ao longo do ano de 2023. 

Sobre o projeto 

O Projeto Recomposição das Aprendizagens tem o objetivo de oferecer suporte pedagógico a coordenadores e professores atuantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, realizando ações junto aos estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos articuladores da recomposição das aprendizagens, indicados como ponto focal do projeto pelas escolas e pelos coordenadores pedagógicos gerais. 

O projeto teve início em abril de 2023, com a realização de ações síncronas e assíncronas, presenciais e online. Os eventos online foram compartilhados com toda a rede de ensino, composta por cerca de 3 mil educadores. No total, foram 171 horas de formação. 

Sobre o material, foram disponibilizados para os(as) estudantes da rede 76.073 unidades de livros e 3.798 unidades de livros para os professores, num total de 79.871 unidades.