Pular para o conteúdo principal

PBH apresenta base de dados urbanos em evento Diálogos Urbanos
Rodrigo Clemente/PBH

PBH apresenta base de dados urbanos em evento Diálogos Urbanos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizará nesta quarta-feira (27), às 14h, no Teatro Francisco Nunes, o evento Diálogos Urbanos para apresentar as plataformas de dados públicos sobre o planejamento urbano da capital. A intenção é publicizar as ferramentas e permitir a participação da sociedade nas discussões.  O evento é destinado a professores, estudantes, pesquisadores e interessados no assunto.

As ferramentas permitem acesso a mapas, planilhas e tabelas de áreas como saúde, transporte, mobilidade urbana, ocupação do solo, dentre outras. Segundo Pedro Maciel, subsecretário de Planejamento Urbano, “É um evento de extrema importância para nós. A iniciativa surgiu a partir do interesse de alguns setores da sociedade e da necessidade de que essa riqueza de dados coletados nos últimos anos se torne importante ferramenta para o desenvolvimento da cidade."

O evento também contará com a apresentação de uma proposta de evento acadêmico para apresentação e publicação de dissertações, teses e trabalhos de graduação, além de artigos científicos, que abordem a produção do espaço urbano de Belo Horizonte a partir das estratégias e desafios propostos pelo Plano Diretor.

As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

Portal de Dados Abertos: 

Site que disponibiliza dados públicos da Prefeitura de Belo Horizonte em formatos abertos e reutilizáveis, como planilhas, tabelas e mapas. O portal conta com mais de 400 conjuntos de dados de diversas áreas, como saúde, educação, transporte, meio ambiente, cultura, dentre outras. Os usuários podem fazer consultas, downloads e visualizações dos dados, além de oferecer uma API (Application Programming Interface ou interface de programação de aplicações) para integração com outras aplicações. 

IDE BHGEO: 

A Infraestrutura de Dados Espaciais do município, que reúne informações georreferenciadas sobre o território de Belo Horizonte, permite o acesso a mapas temáticos, ortofotos, imagens de satélite, bases cartográficas, entre outros dados espaciais. A IDE BHGEO também disponibiliza uma API para integração com outras plataformas e sistemas. 

Monitoramento da Política Urbana: 

Conjunto de painéis interativos e boletins que mostram indicadores que retratam a aplicação das políticas estratégicas adotadas no Plano Diretor (Lei 11.181/19), fundamentadas a partir da Nova Agenda Urbana (NAU) e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11). Os indicadores tratam de temas como uso e ocupação do solo, mobilidade urbana, habitação social, desenvolvimento econômico, entre outros.